Assembleia debate impacto da desinformação e do movimento antivacina

23/04/2025

Depois de manifestações antivacina de deputados estaduais, e atendendo uma solicitação do Conselho Estadual de Saúde (CES-PR), a deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) promove nesta quarta-feira (23/04) uma reunião entre a Comissão de Saúde, o Bloco Parlamentar da Saúde e o Conselho Estadual de Saúde do Paraná para discutir o impacto da desinformação e do movimento antivacina na cobertura vacinal. A deputada é líder do Bloco Parlamentar e é vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa.

Segundo a deputada, o Conselho vem demonstrando preocupação com discursos que colocam em xeque a eficácia dos imunizantes, valendo-se de desinformações já desmentidas em inúmeras ocasiões.Na semana passada, o órgão emitiu uma nota de repúdio ao movimento antivacina, que tem ajudado a trazer de volta doenças imunopreveníveis que estavam sob controle no Brasil. A cobertura vacinal exige índices elevados de imunização entre a população para se manter eficiente.

"A recusa ou o atraso na vacinação coloca em risco não apenas o indivíduo, mas toda a população, especialmente grupos vulneráveis, como idosos, imunossuprimidos e crianças", disse a nota emitida pelo Conselho Estadual de Saúde do Paraná

A reunião da Comissão de Saúde, Bloco de Saúde Pública e Conselho Estadual de Saúde sobre o movimento antivacina, será nesta quarta-feira (23) na Sala da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia, das 8h30 às 9h30.