Berinjela e seus benefícios para a saúde

O consumo regular da berinjela possui diversos benefícios para a saúde, ajudando a cuidar da saúde do coração, favorecer a perda de peso, melhorar a circulação sanguínea e prevenir a diabetes.
Esses benefícios são devido ao fato da berinjela ser um vegetal com poucas calorias, grande quantidade de água, fibras e diversas substâncias com propriedades antioxidantes, como flavonoides, nasunina e vitamina C.
Esse legume pode ser utilizado cozido, ensopado, refogado, assado ou na forma de farinha de berinjela, em diversos preparos culinários, como saladas, sucos, sopas, pães e biscoitos cremes.
Os principais benefícios da berinjela são:
1. Cuidar da saúde do coração
O consumo regular da berinjela ajuda a diminuir os níveis do colesterol LDL e dos triglicerídeos, já que contém nasunina e antocianinas, que são potentes antioxidantes que atuam na prevenção de problemas cardíacos como aterosclerose, AVC e infarto.
2. Melhorar a circulação sanguínea
A berinjela possui propriedades anti-inflamatórias que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos, facilitando a circulação do sangue e ajudando a regular a pressão arterial. Além disso, também possui potássio, um mineral que promove a exceção de sódio através da urina, diminuindo a pressão arterial.
3. Favorecer a perda de peso
A berinjela é rica em fibras, de forma que pode aumentar a sensação de saciedade e diminuir o consumo de alimentos. Além disso, possui poucas calorias, podendo ser incluída na dieta para perda de peso.
4. Prevenir a anemia
Por ser uma boa fonte de ácido fólico, o consumo de berinjela de forma regular ajuda a estimular a produção de células sanguíneas, incluindo hemácias, plaquetas e glóbulos brancos.
5. Regular o açúcar no sangue
Por ser rica em antioxidantes e fibras, o consumo da berinjela ajuda a atrasar a absorção dos carboidratos a nível intestinal, sendo uma excelente opção para prevenir a diabetes e para as pessoas que são diabéticas.
6. Melhorar a memória e o funcionamento cerebral
A berinjela contém fitonutrientes que evitam o dano causado pelos radicais livres às células neuronais, cuidando da saúde do cérebro. Além disso, possui ácido fólico e magnésio, que são minerais importantes para o funcionamento cerebral, ajudando a melhorar a memória e os processos cognitivos.
7. Favorecer a saúde intestinal
O consumo de berinjela também pode prevenir problemas intestinais, devido à presença de fibras nesse vegetal que ajudam a eliminar toxinas, facilitar a digestão e regular o trânsito intestinal, melhorando a prisão de ventre e diminuindo o risco do desenvolvimento de câncer gástrico ou de cólon.
