Candidatura de Ratinho a presidente ganha os discursos na Assembleia Legislativa

01/04/2025

Uma candidatura do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), a presidente da República começa a ganhar os discursos dos deputados na Assembleia Legislativa. Nesta terça-feira (1°), na sessão plenária do Legislativo, o deputado Ney Leprevost, do União Brasil, fez um discurso entusiasmado pela candidatura de Ratinho à sucessão de Lula, e ganhou apartes de seus colegas.

Leprevost contou que em uma reunião dos deputados da base aliada com Ratinho Junior, o governador falou sem reservas sobre a sua intenção de se candidatar a presidente. "Fiquei animado. Pela primeira vez ele falou abertamente sem pedir segredo para ninguém que está disposto de verdade a construir um projeto presidencial", disse Leprevost na tribuna. A reunião a que o deputado do União Brasil se referiu foi um almoço com todos os deputados da base aliada no segundo andar do Palácio Iguaçu.

"Precisamos de união no Paraná, deixar de lado a autofagia. O Paraná teve uma única vez uma chance de ter um presidente da República. Foi no governo militar, na sucessão a Ernesto Geisel, quando nosso ex-governador Ney Braga foi cotado, mas quem acabou sendo escolhido foi o general João Figueiredo, porque era o chefe do SNI (Serviço Nacional de Informação)", lembrou Ney. Segundo ele, agora o estado tem outra vez essa possibilidade. "O Paraná vem exibindo números extraordinários e volta a ter chance com Ratinho Junior, disse ele.

"O governador Ratinho Junior tem todas as condições para pleitear a presidência da República. Está filiado a um partido grande, que tem uma bancada forte na Câmara Federal e no Senado. É uma pessoa que se comunica bem, tem carisma, tem a ficha limpa, não tem nenhuma mancha na sua carreira política, não tem rejeição. E a rejeição define a eleição. Candidaturas de segundo turno com alta rejeição dificilmente saem vitoriosas. Ratinho Junior praticamente não tem rejeição. E tem números muito positivos para exibir no governo do Paraná".

O deputado Ademar Traiano pediu aparte para reforçar o discurso. "O Paraná está vivendo um momento histórico e tem a possibilidade real de ter um candidato a presidente em 2026, um nome que desponta no cenário nacional", disse ele. Traiano disse que o governador paranaense conseguiu que os poderes andem juntos no estado. "Todas as forças caminham no mesmo sentido".

Luiz Claudio Romanelli (PSD) foi outro a se manifestar na Assembleia a favor de uma candidatura presidencial para Ratinho Junior. "Faz um governo exemplar. Tem que correr o Brasil mesmo, é de fato preparado. O Paraná precisa vencer sua timidez e autofagia. O Brasil precisa de administradores modernos", citou.