Cinema de luto: morre ator que atuou em ‘O Agente Secreto’ e ‘Bacurau’

Morreu Udo Kier, ator alemão que trabalhou em produções brasileiras como 'Bacurau' e 'O Agente Secreto", atualmente em cartas nos cinemas. Udo tinha 81 anos. Os dois filmes mencionados foram dirigidos pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho.

Em 'O Agente Secreto', Udo interpreta um alfaiate alemão que antes oi soldado na Segunda Guerra Mundial.
A morte foi confirmada por seu companheiro, o artista Delbert McBride, à revista americana Variety.
Detalhes sobre a causa da morte não foram divulgados. Kier, porém, era figura ativa no cinema mundial e com frequência fazia aparições públicas.
No ano passado, apareceu nas redes sociais de Mendonça Filho, numa série de fotos feitas pelo cineasta em Recife, enquanto preparava "O Agente Secreto".
Kier trabalhou com um amplo leque de diretores internacionais celebrados, o que o ajudou a se tornar rosto conhecido em todo o mundo. Com o americano Paul Morrissey, por exemplo, fez "Carne para Frankenstein" e "Sangue para Drácula", que o aproximaram do terror.
Sob a batuta do também americano Gus Van Sant, estrelou "Garotos de Programa", um dos grandes sucessos do cineasta. Já na filmografia do italiano Dario Argento, aparece em "Suspíria". Trabalhou, ainda, com alguns dos maiores nomes do cinema alemão, como Rainer Werner Fassbinder, Werner Herzog e Wim Wenders.
Foi com o polêmico diretor dinamarquês Lars von Trier, porém, que Kier manteve um de suas parcerias mais férteis. Ao seu lado, encarnou personagens de "Ondas do Destino", "Dançando no Escuro", "Dogville", "Manderlay", "Melancolia" e da série "O Reino".


