Coca-Cola: A História de uma Bebida Íconica.

O farmacêutico americano John S. Pemberton criou a Coca-Cola, inicialmente comercializada como um tônico curativo.
Dr. John Stith Pemberton inventou a Coca-Cola em 8 de maio de 1886, transformando para sempre os hábitos alimentares do mundo.
O nome da bebida vem de dois de seus ingredientes originais: folhas de coca (uma fonte de cocaína legal) e nozes de cola (uma fonte de cafeína). Como farmacêutico de Atlanta, ele tinha acesso a uma ampla variedade de produtos químicos e componentes naturais. Um dia, ele fez um líquido escuro e decidiu levá-lo para sua loja, Jacobs' Pharmacy, para ser misturado com água com gás. Naquela época, era necessário um teste.
Então ele pediu que os clientes da farmácia experimentassem, e eles elogiaram o quão maravilhosa e refrescante era. Pemberton então começou a vender o precursor da Coca-Cola de hoje por cinco centavos por copo como uma bebida para viagem.
Frank M. Robinson, o contador do Dr. Pemberton, criou e projetou o logotipo que conhecemos hoje, acreditando que os dois Cs fariam uma marca de publicidade atraente.
A marca Coca-Cola, inscrita em seu tipo itálico distinto, nasceu com uma primeira campanha publicitária dedicada à bebida aparecendo no jornal The Atlanta Journal, pedindo aos cidadãos para experimentarem esta "nova bebida popular para viagem". A campanha publicitária para o lançamento do produto foi destaque nos primeiros toldos das lojas, com a frase "Beba Coca-Cola" destacada.
No entanto, o primeiro ano não foi particularmente emocionante, com apenas cerca de nove copos vendidos por dia.
Em 1887, John Pemberton registrou o copyright do xarope e extrato de Coca-Cola no United States Patent Office. Um ano depois, desanimado com o fracasso de sua invenção e ainda não totalmente convencido - ou ciente - do potencial da bebida, ele vendeu progressivamente as ações da empresa para vários parceiros. Pouco antes de sua morte, ele vendeu o restante da Coca-Cola para Asa G. Candler, que recomprou as ações de outros acionistas até ter controle total da corporação.
O Sr. Candler fundou a The Coca-Cola Company com seu irmão, John S. Candler, Frank Robinson, o parceiro anterior de John Pemberton, e outros dois parceiros, começando com $100.000. Eles investiram pesadamente em marketing, incluindo cupons grátis, promoções, fãs de souvenirs, calendários, relógios, porta-copos e muito mais. Ele fez grandes esforços para promover e popularizar a marca.
A primeira instalação foi estabelecida em Dallas, Texas, em 1894, e um ano depois, Candler fez a famosa afirmação de que "Hoje a Coca-Cola é bebida em todos os estados e territórios dos Estados Unidos".
Sob a direção de Candler, as vendas de xarope aumentaram de 9.000 galões em 1890 para 370.877 galões em 1900.
