Dei passagem a uma ambulância e fui pego pelo radar. Isso resulta em multa?

30/01/2026

A Superintendência de Trânsito orienta motoristas a permitir a passagem de ambulâncias em casos de emergência. As ambulâncias tem preferência no trânsito nestes casos. 

Os veículos de atendimento de emergências (ambulâncias e carros de polícia, de bombeiros e de fiscalização) têm prioridade de passagem nas ruas quando estão prestando serviços urgentes, indicados pela sirene e luz vermelhas ligadas.

Nessas situações, os demais motoristas devem abrir passagem e parar, se necessário. A orientação é da Superintendência de Trânsito (Setran) da Prefeitura de Curitiba.

A prioridade de passagem é assegurada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para garantir preservação da vida. De acordo com o artigo 189 do CTB, deixar de dar passagem aos veículos de emergência e socorro que estejam identificados é infração gravíssima, com penalidade de multa e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

E se tiver radar?
Nas ruas fiscalizadas por radares, a orientação também é deixar o caminho livre: não há emissão de multas quando o motorista ultrapassa o limite de parada ou de velocidade exclusivamente para dar passagem a ambulâncias e demais veículos de emergência.

"O equipamento apenas registra imagens e não emite autuações de forma imediata. Todas as imagens captadas são analisadas e validadas por agentes de trânsito. Se o agente identificar que o avanço ocorreu apenas para dar passagem a uma ambulância ou a um outro veículo de emergência, a imagem é descartada, e o condutor não recebe multa", afirma o superintendente de Trânsito, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), Gustavo Garrett.

Mesmo assim, caso a multa seja emitida por engano, o requerente deve apresentar recurso pelo site do orgão de trânsito, para que seja possível verificar novamente a presença de ambulâncias nas imagens e suspender a autuação.

É fácil e rápido, basta digitalizar os documentos em cores e encaminhar a documentação necessária pedida no site.