Deixar o notebook na tomada o dia todo estraga a bateria?

12/09/2025

A bateria tem vida útil limitada mesmo sem uso, mas a forma como você carrega o notebook pode acelerar ou evitar esse desgaste.

De forma geral, deixar o notebook na tomada o dia todo não vai desgastar mais a bateria do que deixá-lo passar pelos ciclos de descarregamento e carregamento.

Mas isso não é consenso entre as marcas e pode ter outras consequências, como diminuir a vida útil dos outros componentes, caso o dispositivo fique ligado por longos períodos.

🔋 O que acontece com a vida útil da bateria se ficar na tomada o dia todo?

É importante entender que a vida útil da bateria gira em torno de dois principais fatores: o tempo de vida dos componentes e os ciclos de carga e descarga aos quais ela é submetida.

"Estando em operação ou não, as baterias têm um tempo de vida limitado", afirma Bruno Lima, coordenador do curso de engenharia da computação da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

"Dependendo do fabricante e da qualidade dos componentes, essa durabilidade pode variar de 2 a 3 anos", diz Lima. Ou seja, mesmo sem uso, a bateria sofre desgaste natural ao longo do tempo.

Mas o número de vezes que você carrega e descarrega normalmente o dispositivo – chamadas de ciclos – também pode influenciar a longevidade dele.

"A partir de uma certa quantidade de ciclos, a bateria não tem mais a mesma performance", explica Lima.

Em notebooks mais antigos, a bateria continuava sendo consumida mesmo com o aparelho na tomada. "Em modelos mais novos, o sistema consome a energia direto, sem passar pela bateria", afirma Ricardo Ciuccio, coordenador do curso de engenharia da computação do Centro Universitário Senac.

"O fato de ele estar sempre na tomada vai fazer com que essa bateria retenha a carga. Não vai ter um efeito significativo no tempo de vida além dos ciclos normais de carga e recarga", diz Lima.

No entanto, os especialistas chamam atenção para os efeitos negativos para as outras partes do computador.

"Quando você deixa ele ligado por dias, você está mantendo os componentes energizados, está passando corrente, ele está aquecendo. Isso pode degradar a vida útil dos componentes", explica Lima.

Ciuccio aponta que o calor gerado pela bateria com a carga completa pode também danificar os componentes. "Quando está carregada, esse calor vai tirando uma fração de tempo da durabilidade da bateria", diz.

"É aí que tem divergências entre fabricantes. Você vai encontrar manuais que são favoráveis a manter o notebook na tomada e outros que não são", completa Ciuccio.

📄 Sempre confira a recomendação da fabricante

Além do panorama apresentado pelos engenheiros, vale checar quais são as recomendações da fabricante, pois as orientações podem variar conforme a marca e o modelo do aparelho.

Em seu site, a Lenovo afirma que "manter a bateria conectada por longos períodos não fará com que ela seja sobrecarregada".

Mas faz um alerta: "Se a bateria permanecer carregada em ou próximo a 100%, a Lenovo recomenda configurar o recurso Battery Charge Threshold para limitar a carga."

Segundo a marca, isso minimiza a degradação desnecessária. A Lenovo ainda recomenda definir o limite superior de carga para 80% ou menos.

A Dell segue na mesma linha, afirmando que não há problema em manter o aparelho na tomada, mas com algumas precauções.

"É uma boa prática desconectar o notebook da tomada de vez em quando para permitir que a bateria passe por ciclos de descarga e recarga, o que também pode ajudar a manter a saúde da bateria", diz, em nota, a Dell.

Já a HP aconselha contra o uso do dispositivo na tomada por longos períodos. Segundo a fabricante, isso pode fazer com que a bateria perca sua calibração e capacidade de carregar corretamente.

A HP orienta que o usuário deixe a bateria do notebook descarregar completamente de tempos em tempos e, em seguida, volte a carregá-la totalmente, para ajudar a mantê-la calibrada.

💡 Dicas práticas para preservar a vida útil da bateria do notebook

Segundo o professor Bruno Lima, um dos maiores responsáveis de danos à bateria do notebook é o impacto físico, causado por quedas ou batidas.

"Não pode ter impacto de forma alguma. A bateria, na verdade, é um conjunto de metais com um eletrólito, onde acontece uma reação química que gera energia", explica Lima.

"Se você derruba, acaba danificando essa estrutura; elas acabam se aproximando, rolando ou rompendo e perdem a capacidade de carga", completa.

Lima também aponta que temperaturas extremas podem afetar a bateria de forma parecida com o impacto físico, já que a dilatação pelo calor ou a retração pelo frio causam movimento dos componentes.

Já Ciuccio avisa que é preciso tomar cuidado com a adequação do carregador. Pegar um carregador emprestado, especialmente quando é de outra marca, pode fazer mal à saúde da bateria, mesmo que tenha a mesma entrada.

Portanto, não é recomendável usar carregadores que não sejam originais e feitos para o seu produto.

"Tem um problema de interface de tensão, que pode fazer a sua bateria sofrer um pouquinho", diz Ciuccio. "E se o cabo estiver torcido, danificado, pode até ter fuga da corrente e você não conseguir carregar a bateria", conclui.

Os engenheiros dão algumas dicas de como cuidar da bateria e prolongar sua vida útil:

  • Evite bater ou deixar o notebook cair.
  • Evite deixar o notebook no sol ou apoiar sobre a cama, para não esquentar.
  • Não tampe as saídas de ventilação.
  • Mantenha líquidos longe do dispositivo.
  • Se a bateria zerou, deixe carregar até 100% antes de tirar da tomada.
  • Evite descarregar o notebook por completo muitas vezes.

Os primeiros sinais de que a bateria está no fim da vida útil incluem o estufamento – quando ela fica visivelmente inchada – e a perda de velocidade no carregamento.

Veja modelos de notebooks por R$ 1.500 a R$ 3.600, consultados em setembro, nas principais lojas da internet.