Dilúvio: chuvas quintuplicam vazão das Cataratas do Iguaçu

As chuvas que não cessam em todo o Paraná também produzem beleza. Nas Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, eles provocaram o aumento da vazão para de 7,7 milhões de litros por segundo. Esse espetáculo foi registrado nesta manhã de segunda-feira (9), conforme o monitoramento hidrológico automático da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
O volume é cinco vezes maior que a vazão média, de 1,5 milhão.
A passarela das cataratas e todos os passeios no lado brasileiro seguem abertos. A Urbia Cataratas, responsável pela gestão da visitação no Parque Nacional do Iguaçu, informou que os acessos à passarela são fechados por medida de segurança quando atingem 10 milhões de litros por segundo.
Já do lado argentino, a passarela está fechada para os visitantes desde sábado (7) e não há previsão de reabertura. Os demais acessos continuam liberados
O aumento da vazão se deve às chuvas ao longo do leito do Rio Iguaçu – que nasce próximo a Curitiba e segue no sentido leste a oeste do Paraná. O volume passa pelas quedas que ficam no limite entre Argentina e Brasil -, em especial as registradas no sudoeste do estado.
