Empresa de Londrina é alvo de investigação da Polícia Federal por operação de seguros sem autorização

09/12/2024

Operação 'Little Mouse' foi realizada nesta segunda-feira (7). Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em empresa que oferecia rastreamento de veículos, com características de seguro veicular.

Uma empresa de rastreamento de veículos foi alvo da Operação Little Mouse, realizada pela Polícia Federal (PF-PR) nesta segunda-feira (9), em Londrina. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão em unidades da empresa que ficam no Jardim Santa Mônica e na Zona Norte da cidade.

Segundo a PF, a empresa Sattrack oferecia o rastreamento de veículos, com características de seguro veicular, sem autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que regula o serviço. A empresa é investigada desde o ano passado.

Os materiais coletados durante o cumprimento dos mandados foram recolhidos para análise. A Justiça ainda determinou que todas as informações deverão ser compartilhas com a Receita Federal e com a Susep.

O delegado da PF Marcello Diniz Cordeiro disse que, se comprovada a fraude, os responsáveis pela empresa poderão responder por crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, com penas que variam de um a quatro anos de prisão. A Susep também poderá adotar providências administrativas contra a empresa.

"A Susep existe para que exista esse controle de seguros. Se toda empresa que resolver fazer o seguro e não der a contrapartida efetiva, isso pode prejudicar o consumidor e até envolver Procon e indenizações", declarou o delegado.

A PF informou que teve conhecimento de reclamações de segurados por meio de sites de reclamação, como o Procon. Por isso, na coletiva o delegado ainda orienta os consumidores que tiverem contratado o serviço a verificarem a veracidade junto ao órgão de defesa do consumidor.

O delegado ainda explicou que o nome da operação faz relação com um equipamento utilizado para rastrear veículos de criminosos, chamado "ratinho".

Por meio de advogado, a Sattrack emitiu uma nota sobre a operação:

"Quanto aos fatos noticiados na presente data, referentes a operação Little Mouse, temos a dizer que a empresa está tranquila, confiante no trabalho de investigação e estará sempre a disposição para colaborar com as autoridades legais".