Encontro sela apoio do PT ao pré-candidato Requião Filho (PDT) ao governo

18/12/2025

Depois do evento realizado no fim de semana entre os seus filiados, o PT selou, em encontro na tarde desta quarta-feira (17), seu apoio ao deputado estadual Requião Filho (PDT) para concorrer ao governo do Paraná no ano que vem.

O encontro com Requião Filho teve a presença do presidente estadual, Arilson Chiorato, e com a do diretor-geral de Itaipu, Enio Verri, que está sendo indicado para concorrer ao Senado. A aliança foi aprovada pelo Diretório Estadual do PT em resolução divulgada também nesta quarta. 

O PT já vinha trabalhando para concretizar esse apoio a Requião Filho desde o seu Encontro Estadual, em setembro deste ano, quando reuniu 300 delegados de todo o estado. O partido então deliberou sobre a necessidade de fazer alianças com partidos e candidatos do campo progressista no Paraná. Depois disso, duas novas reuniões ocorreram. Uma na Caravana Federativa, em Foz do Iguaçu, e outra em Brasília, com os presidentes nacionais do PT, Edinho Silva, e do PDT, Carlos Lupi, autorizando a continuidade das conversas.

Na resolução política da reunião do diretório no último fim de semana, o apoio ao nome de Requião Filho é justificado com o seguinte texto: "Reconhecendo sua trajetória coerente de defesa do patrimônio público, oposição firme ao lava-jatismo e ao bolsonarismo, compromisso com políticas sociais e capacidade de liderar um projeto alternativo ao modelo privatista que domina o Paraná"

Com os pré-candidatos Requião Filho ao governo e Enio Verri ao Senado, a expectativa do PT é ter uma chapa forte no ano que vem. Para o presidente estadual do PT, Arilson Chiorato, essa aliança tem condições tanto de levar uma candidatura progressista para o segundo turno do Paraná quanto de dar um palanque forte para o presidente Lula no estado. "Estamos construindo uma ampla frente dos partidos de esquerda no Paraná. Agora temos esse desafio de fazer um palanque forte para Lula no estado e ampliar a bancada de deputados estaduais e federais", disse Arilson Chiorato.