Hoje na História

10/04/2025

No dia 10 de Abril, diversos fatos significativos ocorreram, influenciando tanto o Brasil quanto o cenário global. Confira abaixo alguns dos acontecimentos mais marcantes dessa data. 

Nasce o jogador de futebol Roberto Carlos

No dia 10 de abril de 1973 nascia, em Graça (SP), Roberto Carlos da Silva Rocha, mais conhecido como Roberto Carlos, famoso jogador de futebol na posição de lateral-esquerdo. Com uma carreira consagrada por títulos e também por passagens por grandes clubes de futebol mundial, Roberto Carlos foi titular absoluto na lateral-esquerda durante as Copas de 1998, 2002 (quando conquistou o pentacampeonato mundial), mas teve uma atuação contestada na copa de 2006 quando cometeu um erro de marcação que resultou no gol do francês Thierry Henry, no jogo que eliminou o Brasil na Alemanha. Roberto Carlos tem como característica marcante sua grande força muscular, o que lhe diferencia por seus chutes fortes, corridas e cobranças de falta. O jogador teve passagens importantes e vitoriosas pelo Palmeiras e pelo Real Madrid ? entre um e outro clube ele também defendeu a Inter de Milão, entre 95 e 96. Na equipe brasileira, foi bicampeão do Campeonato Brasileiro. Já no time espanhol, o brasileiro atingiu o seu auge na carreira. Defendeu o clube merengue por 11 anos, fez mais de 580 jogos, foi campeão nacional, venceu três vezes a UEFA Champions League ( 1997-98, 1999-00 e 2001-02) e também conquistou a Copa Intercontinental. Foi eleito pela UEFA o melhor lateral-esquerdo em 2002 e 2003. Depois de ter a sua relação desgastada com a torcida do Real Madrid, Roberto Carlos, então aos 34 anos, resolveu deixar o time espanhol e, em junho de 2007, assinou com o Fenerbahçe, da Turquia. Ele permaneceu na equipe até outubro de 2009. Após várias especulações sobre o seu futuro, Roberto Carlos foi anunciado como grande reforço do Corinthians para a Copa Libertadores da América de 2010. Contudo, o time paulista fracassou na disputa sul-americana e Roberto Carlos anunciou que estava deixando o time por conta de ameaças que havia recebido de torcedores. No dia seguinte, contudo, ele anunciou que havia fechado contrato com o Anzhi Makhachkala, da Rússia. Neste clube, onde logo se tornou capitão da equipe, o jogador enfrentou alguns por conta de atos racistas de torcedores. Desde sua última saída do Brasil, o jogador segue na equipe russa, onde assumiu a posição de treinador. Roberto Carlos pretende voltar a atuar nos gramado em 2013.

Corpo de D. Pedro I parte de navio para o Brasil


No dia 10 de abril de 1972 os restos mortais de Dom Pedro I deixaram Portugal em um navio com destino ao Brasil. Nesta mesma embarcação estava o presidente português Américo Tomas, que tinha a missão simbólica de entregar o corpo do ex-monarca ao presidente do Brasil, Médici, no dia comemorativo do ?Descobrimento?, no dia 22 de abril. O ex-imperador do Brasil havia morrido em 1834, na cidade do Porto, onde ficou o seu coração, na Igreja da Lapa. O seu coração foi doado, por decisão testamentária, à igreja, onde está conservado, como relíquia, no mausoléu na capela-mor. O corpo trasladado para o Brasil teve como destino a cripta do Monumento à Independência, no Museu do Ipiranga em São Paulo.

O sonho acabou: Paul McCartney anuncia o fim dos Beatles


Milhões de fãs pelo mundo receberam uma triste notícia no dia 10 de abril de 1970: os Beatles, uma das maiores bandas de todos os tempos, anunciava o seu fim. O término foi confirmado por Paul McCartney, que concedia uma entrevista para divulgar o seu primeiro trabalho solo. A declaração não foi feita de maneira direta e tampouco contou com a presença de outros membros do grupo, que ficaram bastante descontentes com a atitude de Paul.

Em palavras ambíguas e sem falar diretamesnte que a banda havia acabado, Paul disse que não tinha planos de lançar outro disco com os Beatles ou escrever músicas com John Lennon novamente. Os boatos sobre o fim da banda já circulavam desde o pré-lançamento do disco Abbey Road, no ano anterior. Já no final dos anos 60, os membros do grupo conduziam os seus projetos paralelos.

Em sua defesa, Paul disse que havia se reunido com os outros membros dos Beatles um mês antes do "anúncio". Segundo ele, John havia dito que estava deixando a banda. No final daquele ano, Paul iria abrir um processo para dissolver a parceria de negócios dos Beatles, um processo formal que acabaria por tornar oficial o rompimento "não oficial", anunciado neste dia, em 1970.

Paul von Hindenburg eleito presidente da Alemanha


Paul von Hindenburg foi Marechal de Campo do Império alemão e segundo presidente da Alemanha desde 10 de abril de 1925 até 1934. Filho de um antigo oficial prussiano, fez a carreira militar. Depois de uma breve passagem por um instituto de ensino secundário, estudou de 1859 a 1866 na Escola de Cadetes de Wahlstatt, na comarca de Liegnitz e mais tarde em Berlim. Em 1866 participou como tenente da guerra das Sete Semanas e fez parte da guerra franco-prussiana de 1870-1871. Em 1903 foi promovido a General em chefe. Hindenburg morreu em 2 de agosto de 1934 em Ogrodzieniec (Polônia) acometido de demência senil. Ante a ausência de poder, assumiu a presidência, quem nessa época era chanceler, Adolf Hitler.

Assassinado o militar mexicano Emiliano Zapata


Emiliano Zapata Salazar, caudilho do sul, foi um dos líderes militares mais importantes durante a Revolução Mexicana. Em 1918 Emiliano Zapata era um guerrilheiro, como Francisco Villa (Pancho Villa), com pouco futuro, pois seu movimento, indubitada manifestação do descontentamento campesino ante as constantes batalhas, poucas munições, morte de cabecilhas importantes e a lei agrária do presidente Venustiano Carranza, que apaziguou a causa suriana, contribuíram para que esse ano não se chegasse a consolidar uma real organização político-militar. Sendo uma rebelião de massas campesina, limitou-se a realizar sua guerra de guerrilhas a partir de 1918. A guerra por parte do governo tomou perfis despiedosos. O general Jesús Guajardo fez Zapata acreditar que estava descontente com o governo de Carranza e que estaria disposto a se unir a ele. Zapata lhe pediu provas e Guajardo lhe deu. Combinaram de se reunir na Fazenda de Chinameca, Morelos, dia 10 de abril de 1919, mas Zapata morreu preso por uma emboscada.

Ocorre a Noite de São Daniel


Denomina-se Noite de São Daniel ou Noite do Matadouro a do dia 10 de abril de 1865 na qual a Guarda Civil, unidades de Infantaria e de Cavalaria do Exército espanhol reprimiram de forma sangrenta os estudantes da Universidade Central de Madri que realizavam uma serenata na Puerta del Sol em apoio ao reitor da mesma, Juan Manuel Montalbán, quem tinha sido deposto três dias antes, por ordem governamental, por não ter destituído vários catedráticos -entre eles Emilio Castelar e Nicolás Salmerón- por suas posições contrárias à doutrina educativa e ideológica oficial, estabelecida pelo governo de Ramón María Narváez. No dia 10 de abril, segunda-feira, o novo Reitor tomou posse de seu cargo e jurou fidelidade à rainha. Isto provocou protestos entre os estudantes e mobilizou o Partido Progressista nos bairros do exterior da capital. Pela tarde, estudantes, operários e representantes do Partido Democrata e do Progressista foram a Puerta del Sol partindo de diferentes pontos, com a intenção de oferecer uma nova serenata. Ao chegar perto de Sol, o Ministro González Bravo ordenou à Guarda Civil atacar os manifestantes. Na zona se encontrava também uma unidade de Infantaria e outra de Cavalaria que tinham sido mobilizadas durante a manhã para a ocasião. Em total cerca de mil homens armados. Quando González Bravo deu a ordem, houve diversos ataques, com disparos e baioneta calada. Os manifestantes se dispersaram pelas ruas adjacentes e trataram de colocar barricadas sem sucesso ante a atuação da Cavalaria. Durante as sucessivas ondas morreram quatorze manifestantes e cento e noventa e três ficaram feridos.