Hoje na História

15/04/2025

No dia 15 de Abril, diversos fatos significativos ocorreram, influenciando tanto o Brasil quanto o cenário global. Confira abaixo alguns dos acontecimentos mais marcantes dessa data. 

Rubem Fonseca, um dos mais importantes escritores brasileiros, morre aos 94 anos

O escritor Rubem Fonseca morreu em 15 de abril de 2020, aos 94 anos, no Rio de Janeiro. De acordo com a família, ele sofreu um infarto. O autor foi um dos mais importantes nomes da literatura brasileira do século XX.

Filho de portugueses, Rubem Fonseca nasceu em Juiz de Fora (MG), mas se mudou ainda na infância para o Rio de Janeiro. Após se formar em Direito, trabalhou como comissário de polícia no início da década de 1950. Essa experiência policial influenciou muito a sua obra.

Seus primeiros livros foram publicados no começo dos anos 1960. Entre suas principais obras, se destacam os volumes de contos Lúcia McCartney (1969), Feliz Ano Novo (1975) e O Cobrador (1979), além dos romances O Caso Morel (1973), A Grande Arte (1983), Bufo & Spallanzani (1986) e Agosto (1990).

O autor, conhecido por seu estilo de vida recluso, teve várias obras adaptadas para o cinema e televisão. As obras de Rubem Fonseca, de estilo seco e direto, geralmente retratam a violência urbana, em um mundo onde marginais, assassinos, prostitutas, miseráveis e delegados se misturam. Em 2003, venceu o Prémio Camões, uma das mais prestigiadas distinções para autores de língua portuguesa.

Morre o vocalista e compositor Joey Ramone

O mundo do rock entrava em luto no dia 15 de abril de 2001 com a morte de Joey Ramone. Ele foi vítima de um linfoma, no Presbyterian Hospital, de Nova York, nos Estados Unidos. Joey teria convivido durante quatro anos com a doença.

Nascido como Jeffrey Ross Hyman, no dia 19 de maio de 1951, em Nova York, Joey ficou conhecido pelo seu trabalho com a banda Ramones, onde foi vocalista e compositor. Ele, ao lado de Johnny Ramone, foram os únicos membros que ficaram do início ao final da banda (1974-1996).

De acordo com o seu irmão, Leigh, Joey teria Transtorno Obsessivo Compulsivo, era considerado estranho e gostava de ficar sozinho. Foi a música, de acordo com Leigh, que ajudou Joey a superar estes problemas e a timidez. Ele, ao todo, produziu 14 álbuns. Após sua morte, foi lançado um disco póstumo (Don't Worry About Me), em 2002, ano em que também entrou para o Rock and Roll Hall of Fame. Em 2012, outro álbum póstumo foi lançado - "Ya Know?".

Nasce a atriz Emma Watson, de Harry Potter

No dia 15 de abril de 1990 nascia, em Paris, Emma Charlotte Duerre Watson, mais conhecida pelo seu papel como Hermione Granger, nos filmes da série Harry Potter, da escritora britânica J. K. Rowling. Apesar de ter nascido na capital francesa, os pais de Emma são advogados britânicos, que moravam em Paris quando ela nasceu. Emma ficou na cidade até os cinco anos, quando seus pais se separaram. Ela foi morar com a mãe em Oxford e passava os finais de semana com o pai, em Londres.

A atriz foi escolhida para o papel de Hermione aos nove anos de idade. Antes, ela nunca havia trabalhado profissionalmente. Seu trabalho na série rendeu muitos prêmios e 26 milhões de libras esterlinas. Depois de sua participação na série, Emma busca se afirmar como atriz e já foi escalada para outras produções conhecidas, como Minha Semana com Marilyn Monroe (2011) e A Gangue de Hollywood (2013). Em 2014, foi escolhida para interpretar Ila no épico Biblico em Noé. A atriz também estrelou campanhas como modelo para marcas como Burberry e Lancôme e fez alguns trabalhos como estilista.

Morre o escritor e filósofo Jean-Paul Sartre

No dia 15 de abril de 1980 morria, em Paris, Jean-Paul Sartre Charles Aymard, mais conhecido como Jean-Paul Sartre, escritor, filósofo e dramaturgo francês do existencialismo. Foi o décimo escritor francês selecionado como o Prêmio Nobel de literatura, mas declinou, explicando em uma carta à Academia Sueca que os laços entre o homem e a cultura devem ser desenvolvidos diretamente, sem passar pelas instituições. Nascido no dia 21 de junho de 1905, em Paris, sua vida foi caracterizada por uma atitude militante da filosofia, onde manifestou a sua solidariedade com os acontecimentos mais importantes de seu tempo como o movimento estudantil do maio francês, a Revolução Cultural na China e a Revolução Cubana. Seu enterro foi acompanhado por cerca de 50 mil pessoas, e o corpo do filósofo está no Cemitério de Montparnasse, em Paris.

Campo de concentração de Bergen-Belsen é libertado pelos Aliados

Em 15 de abril de 1945, tropas aliadas libertaram o campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha. Entre 1941 e o fim da Segunda Guerra Mundial foram mortos pelos nazistas no local ao menos 50 mil presos, entre judeus, comunistas e homossexuais, além de 20 mil prisioneiros soviéticos. A menina Anne Frank e sua irmã Margot estavam entre as vítimas.

Na verdade, o complexo de Bergen-Belsen, que ficava no norte do país, era constituído por vários campos. Havia três principais: o de prisioneiros de guerra, o de "residência" e o de "prisioneiros". Até 1943, o local era exclusivamente um campo para prisioneiros de guerra.

Durante sua existência, judeus, prisioneiros de guerra, prisioneiros políticos, ciganos roma, criminosos, Testemunhas de Jeová e homossexuais ficaram encarcerados no complexo. Estima-se que 120 mil presos tenham passado pelo local. Quando os Aliados começaram a avançar na Alemanha, no final de 1944 e início de 1945, o local também passou a receber milhares de prisioneiros judeus evacuados de outros campos.

No início de 1945, as péssimas condições sanitárias resultaram em um surto de doenças como tifo, tuberculose e disenteria. Essas epidemias resultaram na morte de dezenas de milhares de prisioneiros.

Quando os britânicos liberaram o campo, encontraram lá cerca de 60 mil prisioneiros, a maioria gravemente doente. Eles estavam há dias sem água ou comida. Milhares de corpos estavam espalhados a céu aberto. Mais de 13 mil ex-prisioneiros morreram após serem libertados, pois estavam muito debilitados. Depois de evacuarem Bergen-Belsen, os Aliados queimaram o campo para impedir a disseminação do tifo.

No período em que Bergen-Belsen operou, pelo menos 480 pessoas trabalharam no local como guardas ou funcionários. Antes da entregarem o campo aos Aliados, os nazistas conseguiram destruir seus arquivos administrativos, apagando a maioria das evidências sobre os processos burocráticos por trás dos horrores do campo de concentração.

Nasce Leonardo da Vinci, um dos homens mais brilhantes da história

No dia 15 de abril de 1452 nascia em Vinci, próximo à cidade de Florença, na Itália, Leonardo di ser Piero da Vinci, artista florentino. Por conta de suas inúmeras contribuições em praticamente todos os campos do conhecimento humano, Leonardo da Vinci é apontado com um dos homens mais brilhantes da história. Filho ilegítimo de um chanceler e embaixador e uma jovem camponesa, foi criado e educado pela família do pai, logo após o casamento da mãe com um camponês local. Seu primeiro contato com as artes foi através da avó paterna, Lucia di ser Piero de Zoso, que era ceramista. Comenta-se que, desde muito pequeno, Leonardo da Vinci demonstrava um talento raro para todas as atividades criativas, especialmente o desenho e a pintura. Em 1469, ele ingressou como aprendiz em um renomado atelier, sob a supervisão de Andrea del Verrocchio, de quem recebeu parte de sua formação multidisciplinar. O artista aprendeu os fundamentos da Química, Metalurgia, Mecânica, Carpintaria, assim como técnicas para trabalhar com couro, gesso, mármore e bronze; seguiu entretanto, dedicando especial atenção ao desenho e à pintura. Quando seus dotes artísticos ficaram evidenciados, o mestre Verrocchio decidiu comissionar seu aluno com a finalização de alguns de seus próprios trabalhos. Dizem que o mestre sentiu-se rapidamente superado pelo aluno, o que resultou na consagração de Da Vinci no mundo das artes. Ele também se destacou como arquiteto e engenheiro, recebendo diversos projetos de construção, nos anos seguintes. Entre 1480 e 1500 entregou-se quase por completo à engenharia, disciplina na qual ainda hoje, seus trabalhos artísticos, urbanos e militares são admirados. Mesmo assim, seguia produzindo como pintor. Datam deste período quadros como ?A Última Ceia? e ?A Dama do Arminho?. Entre 1508 e 1515, em breves lapsos, Leonardo da Vinci pintou o quadro mais controverso da história: ?La Gioconda? ou ?A Monalisa?. Oficialmente tido como um retrato de Lisa Gherardini, apesar das diversas teorias, entre as quais de que o quadro seria um autorretrato. Leonardo da Vinci morreu em 2 de maio de 1519, aos 67 anos de idade. Apesar de seu nome estar mais associado à pintura, o artista incursionou em muitas das disciplinas, obtendo destaque em todas: Medicina, Filosofia, Óptica, Química, Culinária, Arquitetura e Fotografia. Como engenheiro e inventor, Da Vinci desenvolveu ideias extremamente adiantadas para sua época, como o helicóptero, o automóvel, o tanque de guerra e o submarino.