Hoje na História

No dia 16 de Abril, diversos fatos significativos ocorreram, influenciando tanto o Brasil quanto o cenário global. Confira abaixo alguns dos acontecimentos mais marcantes dessa data.
Nasce Charlie Chaplin, ator e cineasta inglês

No dia 16 de abril de 1889 nascia, em Londres, Charles Spencer Chaplin, mais conhecido como Charlie Chaplin, mundialmente famoso pelas suas atuações nos filmes do cinema mudo. Ele também foi diretor, produtor, empresário, escritor, roteirista e músico. Com o uso da mímica e do pastelão, Chaplin é bastante conhecido pelos seus filmes "O Imigrante", "O Garoto", "Em Busca do Ouro", "O Circo", "Luzes da Cidade", "Tempos Modernos", "O Grande Ditador", "Luzes da Ribalta", "Um Rei em Nova York" e "A Condessa de Hong Kong".
Seu principal e mais famoso personagem ficou conhecido como "O Vagabundo" (ou "Carlitos"no Brasil) . Trata-se de um andarilho pobre de modos refinados. Com o seu bigodinho típico, ele vestia um fraque preto desgastado, assim como suas calças e sapatos, estes maiores do que o seu pé, além cartola e bengala. Em 1952, Chaplin deixou os EUA e nunca mais voltou, pois teve seu visto negado por conta da perseguição ideológica que sofria na época do macarthismo. Depois disso, ele decidiu viver na Suíça. Chaplin é o cineasta mais homenageado de todos os tempos. Ainda em vida foi condecorado Cavaleiro do Império Britânico, recebeu a Ordem Nacional da Legião da Honra (França), Doutor Honoris Causa (Universidade de Oxford) e ganhou o Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972. Chaplin morreu no dia 25 de dezembro de 1977, em Corsier-sur-Vevey, na Suíça.
Morre Maria Lenk, pioneira da natação feminina no Brasil

No dia 16 de abril de 2007 morria, no Rio de Janeiro, Maria Lenk, a pioneira na natação feminina no Brasil e única mulher do país a entrar para o Swimming Hall of Fame, em Fort Lauderdale, na Flórida. Ela ainda foi a primeira brasileira a competir em jogos olímpicos ? em Los Angeles, em 1932 - e também a estabelecer recordes mundiais. Nascida no dia 15 de janeiro de 1915, na cidade de São Paulo, ela foi atleta do Flamengo e conquistou muitos títulos para o clube rubro-negro. No início dos anos 40, ela era a única mulher de uma equipe de nadadores sul-americanos que excursionava pelos EUA. Durante sua estadia no país, quebrou 12 recordes norte-americanos e também concluiu o curso de Educação Física na Universidade de Springfield. Maria Lenk se aposentou das competições em 1942, ano em que ajudou a fundar a Escola Nacional de Educação Física, da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Depois, disputou torneios de masters, onde também bateu recordes e fez história. No campeonato mundial da categoria 85-90 anos, em agosto de 2000, em Munique, ela ganhou cinco medalhas de ouro: 100m peito, 200m livre, 200m costas, 200m medley e 400m livre. Sempre adepta ao esporte, ela viveu até os 92 anos e, diariamente, nadava aproximadamente 1.500m por dia. Pouco antes de sua morte, foi homenageada com o seu nome sendo escolhido para o Parque Aquático do Jogos Pan-americanos de 2007.
Publicada a lista de sobreviventes do Titanic

No dia 16 de abril de 1912 o conhecido jornal americano The New York Times publicava a lista de sobreviventes de um dos maiores desastres marítimos de todos os tempos, o naufrágio do Titanic. Das 2200 pessoas a bordo, apenas 1.178 poderiam ser salvas pelos 20 botes salva-vidas espalhados pelo barco. O número de botes não foi maior pois os proprietários não queriam comprometer a beleza do Titanic. Somado ao despreparo da tripulação, apenas 705 pessoas sobreviveram.
Navio alemão com 7 mil pessoas é afundado por submarino russo

Uma das maiores tragédias marítimas aconteceu na noite de 16 de abril de 1945. O navio alemão Goya transportava quase 7 mil pessoas, a maioria militares feridos da Wehrmacht (força de defesa) e civis que fugiam do Exército Vermelho, quando foi atingido por um submarino russo.
O Goya havia zarpado no mesmo dia da península de Hel, na Polônia, através do Mar Báltico, em direção ao ocidente da Alemanha. Quatro horas depois da sua partida, após passar a península, o navio foi identificado pelo submarino L-3, do comandante soviético Vladimir Konovalov, que ordenou o disparo. O Goya começou a afundar sete minutos após ser atingido, próximo da meia-noite. Estima-se que entre 6.200 a 6.700 pessoas morreram no naufrágio ou foram vítimas de hipotermia provocada pelas águas geladas do Báltico. Somente 183 foram resgatados. Konovalov recebeu a medalha de Herói da União Soviética por ter afundado o navio.
Apenas 58 anos após o naufrágio, em 2003, uma expedição internacional localizou os destroços do navio no Mar Báltico, a uma profundidade de 76 metros. Pouco depois da descoberta, o naufrágio foi declarado oficialmente uma sepultura de guerra pelo escritório marítimo polonês em Gdynia.
Lenin expõe as Teses de Abril

As Teses de Abril foram uma série de pontos expostos pelo líder comunista Vladimir Lenin, quando retornou à capital da Rússia, Petrogrado, em 16 de abril de 1917, após ter ficado exilado na Suíça. As proposições abordavam diferentes assuntos. Entre eles, estavam a atitude bolchevique em relação à Primeira Guerra Mundial e ao Governo Provisório (formado após a Revolução de Fevereiro e a abdicação do czar Nicolau II) e sobre como a Rússia deveria ser governada no futuro próximo. O destino dos bolcheviques também era discutido no documento. As medidas propostas por Lenin incluíam a não-cooperação com o governo provisório (tachado de "burguês"); oposição à guerra mundial "iniciada por interesses burgueses entre os governos"; e a abolição da polícia, exército e burocracia estatal, a qual, ele argumentou, privilegiavam os objetivos para o domínio da burguesia russa. Lenin também argumentou contra as democracias parlamentares e convocou o controle do Estado pelos trabalhadores por meio dos sovietes (conselhos operários). As Teses de Abril tinham como base os três pilares: "Paz,Terra e Pão":
Paz: a saída da Rússia da guerra
Terra: promover a reforma agrária
Pão: comida a todos
Químico suíço ingere LSD e descobre seus efeitos alucinógenos

Na cidade de Basiléia, na Suíça, Albert Hoffman, um químico suíço que trabalhava no laboratório de pesquisa farmacêutica Sandoz, acidentalmente, consumiu LSD-25, no dia 16 de abril de 1943, uma droga sintética que ele havia criado cinco anos antes como parte de sua pesquisa sobre o valor medicinal de compostos do ácido lisérgico.
Depois de tomar a droga, formalmente conhecida como dietilamida do ácido lisérgico, o Dr. Hoffman passou por sensações e alucinações incomuns. Em suas notas, ele relatou a experiência: "Na última sexta-feira, 16 de abril, 1943, eu fui forçado a interromper meu trabalho no laboratório no meio da tarde e ir para casa. Fui afetado por uma inquietude notável, combinada com uma leve tontura. Em casa, eu deitei e mergulhei em uma condição que não era desagradável, como se fosse uma intoxicação, caracterizada por uma imaginação extremamente estimulada. Em um estado de sonho, com os olhos fechados (a luz do dia era algo que incomodava), percebi um fluxo ininterrupto de imagens fantásticas, formas intensas e extraordinárias, um jogo caleidoscópico de cores. Depois de umas duas horas, esta condição desapareceu".
Após, intencionalmente, tomar a droga novamente para confirmar que ela tinha causado este estado físico e mental estranho, Dr. Hoffman publicou um relatório que anunciava sua descoberta. A assim, o LSD fez a sua entrada no mundo como uma droga alucinógena. O uso generalizado da chamado "droga de expansão da mente" só começou a partir da década de 1960, quando figuras da contracultura, como Albert M. Hubbard, Timothy Leary e Ken Kesey, relataram publicamente os benefícios do uso de LSD como droga recreativa. A fabricação, a venda, a posse e o uso de LSD, que também pode causar reações negativas em quem consome, se tornaram ilegais nos Estados Unidos em 1965. LSD é o acrônimo de Lysergsäurediethylamid, palavra alemã para a dietilamida do ácido lisérgico, que é uma das mais potentes substâncias alucinógenas conhecidas.
Nasce a rainha Margarida II da Dinamarca

Sua Majestade, Margarida II, Rainha desde 14 de janeiro de 1972, é a Chefe do Estado Constitucional do Reino da Dinamarca. Nasceu em 16 de abril de 1940 no Palácio Amalienborg de Copenhague (Dinamarca). Filha do Rei Frederico IX e da Rainha Ingrid da Suécia. Em 14 de janeiro de 1972, após a morte de seu pai, ela subiu ao trono, transformando-se na primeira soberana dinamarquesa por direito próprio desde a Idade Média. A Dinamarca é uma monarquia parlamentar, tendo assim a soberana um papel meramente representativo e cerimonial. Margarida II tem a reputação de ser uma das mais modernas e progressistas soberanas europeias. Também é uma boa pintora e suas ilustrações serviram para representar "O Senhor dos Anéis"; além disso, traduziu diferentes obras ao dinamarquês. Na atualidade, Margarida II é uma das monarcas mais respeitadas da Europa, pois sua grande personalidade contribuiu para o pleno desenvolvimento da Democracia Parlamentar na Dinamarca.
