Hoje na História

17/04/2025

No dia 17 de Abril, diversos fatos significativos ocorreram, influenciando tanto o Brasil quanto o cenário global. Confira abaixo alguns dos acontecimentos mais marcantes dessa data. 

Morre o escritor Gabriel García Márquez, ganhador do Nobel de Literatura

Em 17 de abril de 2014, aos 87 anos, morria, na Cidade do México, o escritor colombiano Gabriel García Márquez. O autor de "Cem Anos de Solidão" e "O Amor nos Tempos do Cólera" ganhou, em 1982, o Prêmio Nobel de Literatura.Gabriel José de la Concordia García Márquez nasceu em 6 de março de 1927, em Aracataca, na Colômbia, e foi criado por seus avós maternos nos seus primeiros anos de vida. Eles tiveram uma grande influência na futura produção escrita do autor. A preferência de Gabriel García Márquez pelo realismo mágico, gênero do qual ele é um dos representantes mais importantes, se deu, em grande medida, por causa da imaginação e superstições de sua avó, suas histórias de premonições e fantasmas. Na verdade, Ursula Iguará, uma das personagens principais de "Cem Anos de Solidão", foi inspirada nela.Já resolvido a se dedicar à literatura, García Márquez estudou direito na Universidade Nacional da Colômbia, mas não terminou a carreira. Em 1947, ele publicou o seu primeiro conto, "A Terceira Resignação", no El Espectador, um jornal de Bogotá, no qual, posteriormente, ele começou a trabalhar como jornalista. "A Revoada (O Enterro do Diabo)", seu primeiro romance, foi publicado em 1955. Entre outras obras do autor, estão: "Ninguém Escreve ao Coronel" (1961), "Má Hora: O Veneno da Madrugada" (1962), "Crônica de uma Morte Anunciada" (1981) e "Do Amor e Outros Demônios" (1994). 

Giovanni Verrazzano descobre a baía de Nova York

No dia 17 de abril de 1524, o navegador e explorador italiano Giovanni da Verrazzano chegou ao porto de Nova York durante sua viagem pela costa atlântica da América do Norte, enquanto buscava uma passagem alternativa para a Índia. Em sua homenagem, uma bela e grande ponte suspensa da cidade recebeu o seu nome. Depois de Nova York, Verrazzano chegou à Carolina do Norte, ao estado de Nova Escócia e descobriu o rio Hudson. Em 1527, ele deixou o Brasil para empreender uma expedição, mas morreu durante esta viagem. 

Game of Thrones estreia na TV

Uma das séries mais aclamadas de todos os tempos, Game of Thrones fez a sua estreia na televisão no dia 17 de abril de 2011. Sua primeira temporada foi um sucesso tanto de público como de crítica.

O seriado norte-americano foi criado pela emissora HBO, que contratou os roteiristas David Benioff e D. B. Weiss para fazer a adaptação dos livros da série, "As Crônicas de Gelo e Fogo" (A Song of Ice and Fire), de George R. R. Martin. O título do seriado é uma referência ao primeiro livro de Martin. As gravações ocorreram no estúdio Paint Hall Studios, em Belfast, e em outros locais na Irlanda do Norte, assim como na Espanha, em Marrocos, Malta, Croácia e Islândia.

A série se consolidou como a maior audiência da HBO, alcançando uma média de 6.84 milhões de telespectadores na quarta temporada. Um outro recorde da série são seus prêmios conquistados. Entre eles, Game of Thrones ganhou 38 Emmy até 2016, mais do que qualquer outra série de TV. A produção também entrou para o livro de recordes como a série de drama com a maior transmissão simultânea no mundo.

A história de fantasia épica de Game of Thrones se passa nos Sete Reinos de Westeros, onde "verões duram décadas e os invernos uma vida inteira". A série mostra os violentos confrontos entre nobres famílias que querem controlar o Trono de Ferro de Westeros. Ao mesmo tempo, outras ameaças surgem nas regiões desconhecidas ao norte da Muralha e nos continentes ao leste. Sua oitava e última temporada está sendo exibida em 2019.

Morre Sóror Juana Inés de la Cruz

Juana Inés de Asbaje y Ramírez de Santillana Gonzáles y España, conhecida como Sóror Juana Inés de la Cruz, ou simplesmente Sóror Juana, foi uma religiosa católica, poeta e dramaturga novo-espanhola. Nasceu em 12 de novembro de 1651, no México, e faleceu em 17 de abril de 1695. Pela importância de sua obra, recebeu os apelidos de A Fênix Mexicana e a Décima Musa. Entre suas obras estão diversos poemas galantes, poemas de ocasião para presentes ou aniversários de seus amigos, poemas de vestíbulo sobre pés ou consonâncias sugeridos por outros, letras para serem cantadas em diversas celebrações religiosas, e duas comédias chamadas "Amor es más laberinto" e "Los empeños de una casa". Sóror Juana aparece nas cédulas mexicanas de alta denominação. É a única artista que aparece nas cédulas, além de Nezahualcóyotl, também poeta. Inicialmente apareceu nas cédulas de mil pesos, que com a inflação terminaram virando moedas. Depois da eliminação dos três zeros no peso, Sóror Juana saiu de circulação brevemente para reaparecer nas cédulas de duzentos. Sóror Juana foi uma menina precoce. Aos três anos aprendeu a ler junto com seu avô materno, Pedro Ramírez.

Morre Benjamin Franklin, político, inventor e diplomata

No dia 17 de abril de 1790 morria, na Filadélfia, Benjamin Franklin, jornalista, escritor, diplomata, inventor e político. Nascido no dia 17 de janeiro de 1706, em Boston, ele ainda ficou conhecido por suas experiências com a eletricidade e também por ter sido um dos líderes da Revolução Americana. Também ganhou fama de estadista por seus serviços diplomáticos, atuando no diálogo entre as colônias com a Grã-Bretanha e mais tarde com a Rússia. Entre os anos de 1776 e 1785, Benjamin Franklin morou na França, onde foi emissário dos Estados Unidos e figura de prestígio na sociedade parisiense. Após seu retorno, ele se dedicou à questão da abolição da escravatura.

Acontece o Massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará

Em 17 de abril de 1996, 19 sem-terra que participavam de uma manifestação foram mortos pela Polícia Militar no sudeste do Pará. O episódio ficou conhecido como Massacre de Eldorado dos Carajás, localidade que foi palco das mortes. Outros dois trabalhadores não resistiram aos ferimentos e morreram dias depois.

Naquele dia, 155 policiais militares cumpriam ordens para desobstruir uma rodovia bloqueada por trabalhadores rurais que marchavam rumo a Belém. O objetivo da marcha era pedir a desapropriação da Fazenda Macaxeira, que abrigava um acampamento de sem-terra.

Após o acirramento das tensões, policiais atiraram contra os agricultores, deixando 19 mortos. Outras 60 pessoas ficaram feridas. O comando da operação estava a cargo do coronel Mário Colares Pantoja, que foi afastado, no mesmo dia, ficando 30 dias em prisão domiciliar.

Entre os denunciados pelo massacre, apenas o coronel Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliveira foram condenados, a 228 e 154 anos de prisão, respectivamente. Eles foram presos em 2012. Todos os outros policiais foram absolvidos, e o ex-governador Almir Gabriel não chegou a ser denunciado. No local do massacre, estabeleceu-se o Assentamento 17 de Abril, formado em sua maioria por sobreviventes e familiares das vítimas.

Após tensão no espaço, astronautas da Apollo 13 retornam para a Terra são e salvos

No dia 17 de abril de 1970, o mundo observava ansiosamente o desfecho da dramática missão Apollo 13, em que uma espaçonave lunar dos EUA sofreu um grave imprevisto na sua viagem à Lua. Felizmente, o final foi feliz após muita tensão no espaço.

No dia 11 de abril, a terceira missão norte-americana tripulada para a Lua foi lançada de Cabo Canaveral, na Flórida, levando os astronautas James A. Lovell, John L. Swigert e Fred Haise W. Após dois dias no espaço, quando o grupo viajava em direção à Lua, um desastre aconteceu a quase 300 mil quilômetros de distância da Terra: o tanque de oxigênio número 2 explodiu na nave espacial. Neste momento, Swigert proferiu a famosa mensagem ao controle da missão na Terra: "Houston, nós tivemos um problema aqui". No caso, o cenário não era nada bom: descobriu-se que o suprimento normal de oxigênio, eletricidade, luz e água estaria comprometido por causa da explosão. A missão de pouso na Lua foi abortada, e os astronautas e os controladores na Terra se esforçavam para chegar a procedimentos de emergência para trazer os astronautas de volta ao nosso planeta. Era o começo da longa e improvisada viagem de retorno para a Terra.

Os astronautas e o pessoal de controle em terra enfrentaram grandes problemas logísticos para estabilizar a nave, seu suprimento de ar e o fornecimento de energia para que fosse possível fazer uma reentrada de sucesso na Terra. A navegação foi outro problema, e o curso de Apollo 13 foi corrigido várias vezes, de forma dramática e nunca testada. Contudo, a tensão acabou no dia 17 de abril, quando os astronautas fizeram um pouso de sucesso e foram resgatados com segurança no Oceano Pacífico.