Hoje na História

23/04/2025

No dia 23 de Abril, diversos fatos significativos ocorreram, influenciando tanto o Brasil quanto o cenário global. Confira abaixo alguns dos acontecimentos mais marcantes dessa data. 

Postado o primeiro vídeo do YouTube

Em 23 de abril de 2005 foi ao ar o primeiro vídeo do YouTube. "Me at the Zoo" ("Eu no zoológico") tem apenas 18 segundos e foi postado por Jawed Karim, cofundador do site. Era o começo de uma das mais importantes páginas da história da internet.

No vídeo, gravado por seu amigo Yakov Lapitsky, Karim aparece em frente ao cercado dos elefantes no zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, e faz comentários sobre os animais. Atualmente, a "obra" tem 66 milhões de visualizações. Apesar de sua simplicidade, "Me at the Zoo" deu o pontapé inicial a um novo modo de consumir e produzir conteúdo audiovisual. Pouco menos de um ano depois de sua fundação, cerca de vinte mil novos vídeos já eram carregados no YouTube diariamente.

Em novembro de 2006, o YouTube foi vendido ao Google por US$ 1,65 bilhão. A plataforma de compartilhamento de vídeos permite com que os usuários façam upload, visualizem, classifiquem, compartilhem, adicionem a playlists, denunciem, comentem e assinem o conteúdo de outros usuários. O material disponível inclui videoclipes, trechos de programas de TV, curtas e documentários, gravações de áudio, trailers de filmes, transmissões ao vivo e outros conteúdos, como vídeos educativos.O site também enfrentou críticas, principalmente a respeito do uso de conteúdo protegido por direitos autorais, vídeos que promovem teorias conspiratórias e fake news, conteúdo ostensivamente direcionado a crianças, além da veiculação de imagens consideradas violentas ou controversas.

Morre William Shakespeare

William Shakespeare foi um dramaturgo, poeta e ator inglês. Conhecido às vezes como o Bardo de Avon (ou simplesmente o Bardo). Shakespeare foi, e continua sendo, considerado o escritor mais importante em língua inglesa e um dos mais célebres da literatura universal. The New Encyclopedia Britannica afirma que: "muitos o consideram o maior dramaturgo de todos os tempos. Suas peças são representadas mais vezes e em maior número de nações que as de qualquer outro escritor". Shakespeare morreu em 23 de abril de 1616, e sempre houve a tendência de associar sua morte com a ingestão de bebidas alcoólicas. Morreu, segundo os comentários mais difundidos, como resultado de uma forte febre, produto de seu estado de embriaguez. Pelo que parece, o dramaturgo teria se reunido com seus colegas Ben Jonson e Michael Drayton para festejar algumas novas ideias literárias. Pesquisas recentes feitas por cientistas alemães afirmam que era muito possível que o escritor inglês padecesse de câncer. Os restos de Shakespeare foram sepultados no presbitério da Igreja da Santíssima Trindade (Holy Trinity Church) de Stratford (Londres). A honra de ser enterrado no presbitério, perto do altar maior da Igreja, não se deveu a seu prestígio como dramaturgo, mas à compra de um dízimo da Igreja por 440 libras (uma quantia considerável na época). O monumento funerário de Shakespeare, erigido por sua família sobre a parede próxima de sua tumba, mostra-o em atitude de escrever, e a cada ano, na comemoração de seu nascimento, é colocada em sua mão uma nova pluma de ave.

O adeus de Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote

Nasce o criador da teoria da física quântica Max Planck

No dia 23 de abril de 1858, nascia em Kiel, na Alemanha, Max Planck, fundador da teoria da física quântica. Ele estudou física na Universidade de Berlim e Munique e concluiu seu doutorado em 1879. Planck publicou dois livros resumindo suas descobertas. De acordo com Planck, a energia não seria emitida em comprimentos de onda como se pensava anteriormente. Com seu trabalho, fundou a disciplina da teoria quântica, que revolucionou a física e pavimentou o caminho para a teoria da relatividade de Einstein. Por suas contribuições, Planck recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1918. Ele morreu em Göttingen, na Alemanha, no dia 4 de outubro de 1947. 

Criado o Dia Mundial do Livro e Direitos Autorais

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) escolheu o dia 23 de abril para celebrar o dia do Livro e do Autor, porque nesse mesmo dia morreram o poeta espanhol Garcilaso de la Vega, o novelista espanhol Miguel de Cervantes e o poeta inglês Shakespeare (estes últimos no mesmo ano, 1616). Existem diferentes formas de celebrar este dia, um exemplo é na Catalunha, onde se comemora o dia de San Jordi e é costume trocar livros e rosas. Em muitos outros lugares são feitas conferências, colóquios com escritores e realizadas diversas atividades e exposições de livros. Esta importante iniciativa busca ser promovida em 80 países, entre milhões de pessoas, incluindo aqueles que vivem em condições de pobreza e sofrem violência, pretendendo que o livro suponha sua liberdade e um estímulo para lutar por um mundo melhor. 

Carlos Chagas isola o Trypanosoma cruzi

No dia 23 de abril de 1909 o médico brasileiro Carlos Chagas isolou o parasita Trypanosoma cruzi, responsável pela transmissão da doença de Chagas. Ele decidiu assim nomear o parasita em homenagem ao seu amigo Oswaldo Cruz. O parasita é transmitido por inseto chamado barbeiro. Chagas decidiu estudar os efeitos do Trypanosoma cruzi, mas acabou morrendo vítima doença que lhe trouxe fama. Ele morreu no dia 8 de novembro de 1934, no Rio de Janeiro.

Acontece a primeira edição do Prêmio Cervantes

A primeira edição do Prêmio Cervantes teve como data o dia 23 de abril de 1976, e é concedido anualmente pelo Ministério de Educação, Cultura e Esporte espanhol sob proposta das Academias da Língua dos países de fala hispânica. É reconhecido como o prêmio literário mais importante em língua castelhana e é destinado a distinguir a obra de um autor, em tal língua, cuja contribuição para o patrimônio cultural hispânico tenha sido decisiva. Geralmente se premia um espanhol e um latino-americano, aproximadamente de forma alternativa. Está dotado com 90.450 euros e usa seu nome do autor Miguel de Cervantes y Saavedra, autor da que se considera a máxima obra da literatura castelhana, "Dom Quixote de La Mancha".

Olga Benário Prestes, militante comunista alemã, morre na câmara de gás

Em um dia como este, no ano de 1942, a militante comunista alemã Olga Benário Prestes, de origem judia, era morta na câmara de gás no campo de extermínio de Bernburg, na Alemanha, com mais 199 prisioneiras. Nascida em Munique, no dia 12 de fevereiro de 1908, ela veio para o Brasil na década de 30, pela Internacional Comunista, para apoiar o Partido Comunista Brasileiro. Neste período conheceu Luís Carlos Prestes, com quem teve uma filha, Anita.

No ano de 1935, Prestes e Olga se envolveram no movimento chamado Intentona Comunista, que ocorreu no Rio de Janeiro, Natal e Recife. O Rio foi o palco mais cruel desta tentativa de golpe contra o governo de Getúlio Vargas. De acordo com dados do Exército, morreram 32 homens do 3o. Regimento de Infantaria. Entre um dos fatos mais dramáticos, está a tentativa de conquistar o Regimento de Aviação no Campo dos Afonsos, para capturar aeronaves e bombardear o Rio de Janeiro. Contudo, as forças do governo conseguiram evitar que isso ocorresse. Não demorou muito, o movimento foi reprimido. Getúlio Vargas perseguiu e prendeu os envolvidos. No ano seguinte, Prestes perdeu a patente de capitão e ficou nove anos na prisão. Olga Benário estava grávida e foi deportada e morta, aos 34 anos, na câmara de gás pelo regime nazista. A criança, Anita, nasceu em uma prisão na Alemanha, mas foi resgatada pela mãe de Prestes.

Após a Segunda Guerra Mundial, Olga seria cultuada na Alemanha Oriental como mãe vítima do nazismo. Seu nome foi emprestado a inúmeras praças e ruas tanto na Alemanha como no Brasil e sua efígie consta em selos e moedas.