Hoje na História

04/04/2025

No dia 4 de Abril, diversos fatos significativos ocorreram, influenciando tanto o Brasil quanto o cenário global. Confira abaixo alguns dos acontecimentos mais marcantes dessa data. 

Hacker chantageia Marcela, esposa de Michel Temer

Marcela Temer, esposa de Michel Temer, sofreu chantagem do hacker Silvonei José de Jesus Souza no dia 4 de abril de 2016. As ameaças seguiram até o dia 18 de abril, de acordo com informação que consta em processo judicial movido por Marcela. Silvonei ameaçava expor áudios que foram obtidos a partir da clonagem do celular de Marcela, na época esposa do então vice-presidente do Brasil.

O hacker foi preso em 11 de maio e condenado no dia 24 de outubro de 2016 por extorsão e estelionato. Ele pegou 5 anos e 10 meses de prisão em regime fechado. Alexandre de Moraes, então secretário de Segurança Pública, comandou o caso.

De acordo com notícia divulgada pela Folha de São Paulo em fevereiro de 2017, Silvonei exigia de Marcela o pagamento de R$ 300 mil para não divulgar uma mensagem de voz entre ela e o irmão Karlo Augusto Araújo. De acordo com o hacker, os áudios colocariam o nome de Michel Temer "na lama".

Segundo a Folha, o hacker teria ameaçado Marcela com a seguinte mensagem: "Pois bem como achei que esse vídeo (na verdade, áudio) joga o nome de vosso marido (Temer) na lama. Quando você disse q ele tem um marqueteiro q faz a parte baixo nível... pensei em ganhar algum com isso!!!!". Segundo a Folha, o "marqueteiro" a que Souza se refere é Arlon Viana, assessor de Temer.

Ainda em abril de 2016, a própria Folha já havia noticiado que Marcela sofria ameaças de um hacker após ter o conteúdo do celular clonado. Na época, porém, a informação era de que o hacker ameaçava divulgar somente fotos comprometedoras da família Temer. Mais tarde, quando todo o caso veio à tona pela Folha, os advogados de Marcela entraram na Justiça pedindo a proibição de reportagens sobre as informações obtidas pelo hacker. O pedido foi aceito pelo juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que vetou a divulgação das notícias no dia 10 de fevereiro de 2017.

Banda de trash metal Megadeth anuncia rompimento

No dia 4 de abril de 2002, o Megadeth, uma das maiores bandas de trash metal do mundo, chegava ao fim após um comunicado do líder Dave Mustaine. O motivo foram as condições físicas de Mustaine, que havia sofrido danos nos nervos do braço esquerdo e não poderia mais tocar guitarra. Na época, o Megadeth era formado pelo baixista David Ellefson, o guitarrista Al Pitrelli e o baterista Jimmy DeGrasso. Mustaine formou o Megadeth em 1983, após ser expulso do Metallica pelo abuso de drogas.

Em 2004, Mustaine se recuperou e reuniu o Megadeth. Neste ano, a banda norte-americana deu início a uma turnê mudial, com passagem pelo Brasil. Depois, outros cinco álbuns foram lançados. Entre os discos mais famosos do grupo pode-se citar Countdown to Extinction, de 1992. Mustaine é considerado um dos maiores guitarristas de heavy metal da história.

Bill Gates e Paul Allen fundam a Microsoft

A Microsoft é uma empresa multinacional norte-americana fundada em 4 de abril de 1975 por Bill Gates e Paul Allen. A empresa se dedica ao setor da informática e tem sede em Redmond, Washington, Estados Unidos. A Microsoft desenvolve, fabrica, licencia e produz software para equipamentos eletrônicos. Sendo uns de seus produtos mais usados o Sistema operativo Microsoft Windows e a suíte Microsoft Office. Estes produtos têm uma importante posição entre os computadores pessoais, com uma parcela de mercado próxima a 90% para Office em 2003 e para Windows em 2006. A companhia também costuma ser nomeada como MS, por suas iniciais no NASDAQ: MSFT, ou simplesmente como Redmond, devido à grande influência que tem sobre a localidade de seu centro de operações. Tem 80.000 empregados em 102 países diferentes e teve benefícios de 51,12 bilhões de dólares durante 2007.

Morre o presidente venezuelano Rómulo Gallegos

Rómulo Gallegos Freire foi um novelista e presidente venezuelano. Foi considerado como o novelista venezuelano mais relevante do século XX e faleceu no dia 4 de abril de 1969. Começou sua carreira política muito cedo, militando em oposição ao ditador Juan Vicente Gómez. Em 1937 Gallegos foi eleito deputado e pouco a pouco abandonou a literatura para se dedicar à política. Quando o general López Contreras assumiu a presidência, iniciou-se uma era reformista na Venezuela e seus esforços para realizar uma profunda reforma escolar fracassaram, assim, foi obrigado a renunciar. Em 1941 o partido democrático nacional Ação Democrática (AD) propôs Gallegos como presidente. Em 1945 participou do golpe militar que levou ao poder Rómulo Betancourt como presidente provisório do país, e foi nas primeiras eleições livres da Venezuela de 1948 quando foi eleito presidente da nação venezuelana.

Martin Luther King Jr. é assassinado

Uma poderosa voz pela igualdade de direitos humanos foi silenciada em um dia como este, no ano de 1968, com o assassinato do ativista político e pastor protestante Martin Luther King Jr. Aos 39 anos, ele foi morto a tiros dentro de um hotel, pouco antes de uma marcha que ele conduziria na cidade de Memphis. James Earl Ray confessou o crime, mas, anos depois, negou sua confissão.

Nascido no dia 15 de janeiro de 1929, em Atlanta, na Georgia, King Jr. ficou conhecido por lutar contra o preconceito racial nos Estados Unidos, pregando uma resistência não violenta. Por conta de sua luta, recebeu, em 14 de outubro de 1964, o Prêmio Nobel da Paz (foi o mais jovem até então a obter a honraria). Seu discurso mais famoso, "Eu Tenho Um Sonho", foi proferido em março de 1963, em frente ao Memorial Lincoln, em Washington DC. Em 1986, foi estabelecido o Dia de Martin Luther King, sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário dele. Em 1993, pela primeira vez, o feriado foi celebrado em todos os estados do país.

Eu tenho o sonho de um dia ver meus quatro filhos vivendo numa nação em que não sejam julgados pela cor de sua pele, mas sim pelo seu caráter.

Quase sempre minorias criativas e dedicadas tornam o mundo melhor.

Se um homem não descobriu algo por que morrer, ele não está preparado para viver.Martin Luther King Jr.

Nasce o cantor e compositor Cazuza

No dia 4 de abril de 1958 nascia, no Rio de Janeiro, Agenor de Miranda Araújo Neto, mais conhecido como Cazuza, cantor, compositor e ex-líder da banda Barão Vermelho. Em nove anos de carreira, Cazuza deixou 126 canções gravadas, 78 inéditas e 34 para outros intérpretes. Dentre as suas músicas mais famosas com Barão Vermelho estão "Todo Amor que Houver Nessa Vida", "Pro Dia Nascer Feliz", "Maior Abandonado", "Bete Balanço" e "Bilhetinho Azul". Já em sua carreira solo, destaque para "Exagerado", "Codinome Beija-Flor", "Ideologia", "Brasil", "Faz Parte do meu Show", "O Tempo não Pára" e "O Nosso Amor a Gente Inventa". Polêmico, Cazuza também chamava atenção por sua vida boêmia e pela sua declarada bissexualidade. Em 1989, admitiu ter contraído o vírus da Aids e morreu por conta da doença no dia 7 de julho de 1990, no Rio de Janeiro. Filho único, Cazuza sempre teve contato com o mundo da música por conta do trabalho do seu pai na indústria fonográfica. Com isso, ele cresceu em meio a figuras como Caetano Veloso, Elis Regina, Gal Costa, Gilberto Gil, João Gilberto, Novos Baianos. A mãe, Lucinha Araújo também cantava e gravou três discos. Cazuza começou a cantar em público no começo da década de 80 e, junto à banda Barão Vermelho, conquistou grande sucesso. Em janeiro de 1985, ele e a banda se apresentaram na primeira edição do Rock in Rio. Neste mesmo ano, ele deixou a banda para seguir a carreira solo. Nesta época, suspeita-se que Cazuza já tivesse contraído o vírus da Aids. A partir de 1987, Cazuza contraiu pneumonia, doença em decorrência da Aids. Mais tarde, ele viajou aos EUA para fazer um tratamento com AZT. Em 1988, lançou o álbum Ideologia e, no mesmo ano, gravou O Tempo Não Para. Seu último álbum em vida foi Burguesia (1989). Em fevereiro de 1989, Cazuza declarou publicamente ser soropositivo e apareceu de cadeiras de rodadas para receber um prêmio pelo álbum Ideologia. Bastante debilitado, ele morreu aos 32 anos por conta de um choque séptico causado pela AIDS.

Nasce o ícone do cinema Marlon Brando

No dia 3 de abril de 1924, nascia em Omaha, nos EUA, um dos maiores ícones do cinema mundial: o ator Marlon Brando.

Durante os anos 70, foi consagrado com o Oscar de Melhor Ator por sua performance como Don Vito Corleone, em O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola, e também pelo seu papel como Coronel Walter Kurtz, em Apocalypse Now (1979), outro filme de Coppola. Ele ainda recebeu uma indicação ao Oscar pela sua performance como Paul, em O Último Tango em Paris (1972). Brando também foi agraciado com dois Globos de Ouro e três prêmios BAFTA.

O ator foi ativista em diversas causas, mais notavelmente o movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos e diversos movimentos em defesa dos índios norte-americanos. Ele morreu aos 80 anos, em Los Angeles, vítima de insuficiência respiratória, no dia 1o. de julho de 2004.

Em um comício em Jataí, Juscelino se compromete a construir uma nova capital

Um episódio ocorrido em 4 de abril de 1955 entrou para a história que envolve a construção de Brasília. Naquele dia, o então candidato à Presidência da República Juscelino Kubitschek fez um comício na cidade goiana de Jataí. Foi lá que ele teria se comprometido a construir a nova capital.

Por causa de uma forte chuva, o evento da campanha política precisou ser improvisado no barracão de uma oficina mecânica. O palanque usado por Juscelino foi a carroceria de um caminhão quebrado. Em seu discurso, Juscelino afirmou que cumpriria a Constituição Federal na íntegra caso fosse eleito.

Foi quando uma pergunta teria mudado o destino do país. Antônio Soares Neto, conhecido como Toniquinho da Farmácia, perguntou ao candidato se a capital do Brasil seria transferida do Rio de Janeiro para outra localidade. O questionamento foi feito em alusão a um artigo da Constituição de 1946, que determinava a transferência da capital, mas não definia data para a conclusão dos trabalhos técnicos e início das obras.Juscelino disse que era uma pergunta difícil, que era complicado para um político aceitar aquele desafio, mas que aquele compromisso seria cumprido. "A pergunta era embaraçosa. Já possuía o meu Programa de Metas e, em nenhuma parte dele, existia qualquer referência àquele problema. Respondi, contudo, como me cabia fazê-lo na ocasião: 'Acabo de prometer que cumprirei, na íntegra, a Constituição, e não vejo razão por que esse dispositivo seja ignorado. Se for eleito, construirei a nova capital e farei a mudança da sede do governo'. Essa afirmação provocou um delírio de aplausos", disse Juscelino anos depois.

Morre Chatô, o magnata da comunicação no Brasil

No dia 4 de abril de 1968 morria, em São Paulo, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, conhecido como Assis Chateaubriand ou Chatô (da biografia de Fernando Morais), um dos homens mais influentes do Brasil nas décadas de 1940 4 50. Nascido no dia 4 de outubro na cidade de Umbuzeiro, na Paraíba, ele foi um magnata da comunicação, dono dos Diários Associados ? que chegou a ser formado por 34 jornais, 36 emissoras de rádio, 18 estações de televisão, agência de notícias, revistas e uma editora. Polêmico e controverso, tornou-se uma espécie de versão brasileira do Cidadão Kane. Também foi acusado de chantagear empresas que não anunciavam em seus veículos e de insultar empresários com mentiras. Chatô ainda era próximo de figuras poderosas, como o presidente Getúlio Vargas. Dono de um espírito empreendedor, fundou o Museu de Arte de São Paulo (Masp), em 1947. Mais tarde, foi eleito senador pela Paraíba (1952) e pelo Maranhão (1955). Renunciou ao mandato para assumir a embaixada do Brasil na Inglaterra. Em 1954, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira deixada por Getúlio Vargas. Na década de 1960, contudo, o seu império estava endividado. Nesta época, Chatô sofreu uma trombose que o deixou paralisado e sua comunicação com o mundo ficou restrita a uma máquina de escrever adaptada. Pouco tempo depois, ele morreu, no ano de 1968, em São Paulo.