Hoje na História

08/04/2025

No dia 8 de Abril, diversos fatos significativos ocorreram, influenciando tanto o Brasil quanto o cenário global. Confira abaixo alguns dos acontecimentos mais marcantes dessa data. 

Morre Margaret Thatcher, a Dama de Ferro

Primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher morreu vítima de um acidente vascular cerebral, aos 87 anos, no dia 8 de abril de 2013, em Londres. Nascida na cidade de Grantham, em Lincolnshire, na Inglaterra, ela ocupou o cargo entre 1979 e 1990 e ficou conhecida como a "Dama de Ferro". No seu longo governo, Thatcher conduziu uma política econômica focada na desregulamentação do setor financeiro, na flexibilização do mercado de trabalho e na privatização das empresas estatais. Durante o seu mandado, os britânicos venceram a Guerra das Falklands (Ilhas Malvinas), feito que contribuiu para sua reeleição em 1983. No ano seguinte, a primeira-ministra sofreu um atentado, mas saiu ilesa e, por conta das suas críticas à União Soviética foi apelidada de Dama de Ferro. Ela ainda foi reeleita para um terceiro mandato em 1987. Contudo, sua posição contrária à criação da União Europeia custou o apoio do seu próprio partido. Thatcher renunciou ao cargo de primeira-ministra e líder dos conservadores em 1990. Thatcher também possuía o título vitalício de Baronesa Thatcher de Kesteven.

Região Administrativa de Águas Claras é criada no Distrito Federal

Projetada pelo arquiteto e urbanista Paulo Zimbres, o bairro de Águas Claras começou a ser construído logo após sua criação, em 1992. Em 8 de abril de 2003, tornou-se oficialmente região administrativa do Distrito Federal por meio de uma lei distrital. Águas Claras fica a cerca de vinte quilômetros da Região Administrativa de Brasília.

A região administrativa notabilizou-se pelo seu crescimento acelerado, com grandes e diversificados empreendimentos imobiliários surgindo a cada mês. O Parque Ecológico Águas Claras é uma das principais opções de lazer do local.

Águas Claras tem uma área de aproximadamente 31,5 km² e uma população de cerca de 135 685 habitantes. Seu nome é uma referência ao córrego de Águas Claras que nasceu na região e abastece o Lago Paranoá.Uma série dramática que apresenta a grandiosa história da construção da capital do nosso país. Não perca a nova produção original do History, Mil Dias: A Saga da Construção de Brasília. Estreia sábado, 21 de abril, às 19h.

Seriado Twin Peaks estreia na TV

Uma das séries de televisão que marcou época, Twin Peaks fez sua estreia no dia 8 de abril de 1990 na rede norte-americana ABC.O seriado criado por Mark Frost e David Lynch tem sua trama centrada em uma investigação chefiada pelo agente especial do FBI Dale Cooper (Kyle MacLachlan) que busca esclarecer o assassinato da linda e popular estudante Laura Palmer (Sheryl Lee). A história dramática se desenvolve na cidade fictícia de Twin Peaks, em Washington.Ao todo, outros sete episódios foram produzidos. A série ganhou uma segunda temporada, com 22 capítulos, transmitidos originalmente até o dia 10 de junho de 1991.Com o desenrolar dos episódios de Twin Peaks, alguns personagens que, inicialmente, eram apresentados como inocentes, mostram uma vida dupla. Ao mesmo tempo, a série assume um ritmo inquietante, com características sobrenaturais, típicas de filmes de terror, com enredo e personagens complexos, algo fora dos padrões dos seriados da época, difícil de categorizar, misturando drama, humor, surrealismo e policial.Twin Peaks tornou-se um grande sucesso da TV, de público e crítica. Conquistou fãs no mundo todo e virou símbolo "cult". Foi referenciado em programas de televisão, comerciais, revistas em quadrinhos, games, filmes e músicas. A série, no entanto, perdeu audiência assim que o assassino de Laura Palmer foi revelado no meio da segunda temporada. Em 1992, Twin Peaks ganhou um longa-metragem Twin Peaks: Os Últimos Dias de Laura Palmer.Imagem: Christian Bertrand/Shutterstock.com

Banda punk rock britânica The Clash lança seu primeiro álbum

The Clash, o primeiro álbum de estúdio do grupo de punk rock britânico de mesmo nome, era lançado no dia 8 de abril de 1977. Entre as faixas do disco, pode-se destacar "Janie Jones", assim chamada por causa de um conhecido "leão de chácara" de um famoso bordel em Londres, dos anos 70; "Remote Control", foi escrita por Mick Jones após o Anarchy Tour, com críticas ao cancelamento de shows, à polícia, às grandes empresas e, especialmente, às gravadoras; além de "White Riot", que foi o single de estreia do The Clash. A canção é curta e intensa, ao estilo punk de dois acordes rápidos. A letra é sobre classes econômicas e raças.

A formação mais conhecida do Clash é Joe Strummer (vocais, guitarra), Mick Jones (guitarra, vocal), Paul Simonon (baixo, vocal) e Nicky "Topper" Headon (bateria, percussão). Headon deixou o grupo em 1982 e um atrito interno fez com que Jones saísse do grupo no ano seguinte. A banda prosseguiu com novos membros, mas se desfez no início de 1986.

Morre Pablo Picasso

Pablo Ruiz Picasso foi um pintor espanhol, nascido em 25 de outubro de 1881 em Málaga. É considerado um dos grandes mestres do século XX e o artista que mais fama alcançou fora do âmbito profissional, pois existem mais de 1500 obras suas em museus que recebem o nome de "Museu Picasso". Sua obra imensa em número, em variedade e em talento, estende-se ao longo de mais de setenta e cinco anos de atividade criadora, que o pintor compaginou sabiamente com o amor, a política, a amizade e um exultante e contagioso gozo da vida. Após a Segunda Guerra Mundial, Picasso se instalou no sul da França, lugar que frequentou desde os anos vinte. Sua vitalidade artística o levou à cerâmica e à escultura, que praticou com continuidade ao longo de toda sua carreira até o ponto de ser contado entre os grandes escultores de nosso século. Também sua abundante obra gráfica merece por si só um lugar de privilégio na história da arte moderna. Suas duas últimas relações amorosas, com Francoise Gilot, que lhe deixou dois filhos, e com Jacqueline Roque, com quem se casou em 1961 e permaneceu até sua morte, deram a ele a estabilidade que tornou possível o assombroso desenvolvimento de sua obra de velhice. Sua legendária vitalidade dionisíaca não o abandonou até sua morte, a qual o surpreendeu em 8 de abril de 1973, em plena atividade criadora.

Nasce o escritor norte-americano John Fante

Nascia no dia 8 de abril de 1909, em Denver, nos EUA, John Fante, um romancista ítalo-americano, caracterizado pelo seu humor corrosivo. Seu primeiro romance "Espere a Primavera, Bandini" foi publicado em 1938. No ano seguinte, escreveu seu mais célebre livro, ?Pergunte ao Pó?. Além de seus livros, Fante também foi autor de roteiros para Hollywood. Em 1955, ele descobriu que tinha diabetes. A doença o deixou cego em 1978, mas mesmo assim ele publicou seu último livro, "Sonhos de Bunker Hill" para esposa, Joyce. Fante morreu aos 74 anos, no dia 8 de maio de 1983, em Woodland, na Califórnia.

Vênus de Milo é desenterrada por camponês

Um camponês grego desenterrou no dia 8 de abril de 1820 a Vênus de Milo, uma das estátuas mais conhecidas da atualidade e um ícone da cultura popular, que encontramos em filmes, nas estampas de camisetas, na literatura e nos souvenires. Hoje, esta obra de arte de 2,02 m de altura está exposta no Museu do Louvre, em Paris.

A história da descoberta e da obra só contribuem para aumentar a sua fama. Muito se especulou sobre a sua origem, sobre os seus braços ausentes e sobre o seu autor.

Segundo a pesquisadora francesa Marianne Hamiaux, a escultura foi desenterrada em 8 de abril de 1820 pelo camponês Yorgos Kentrotas, perto da cidade antiga da ilha de Milo - também conhecida como Milos ou Melos -, no mar Egeu, que então pertencia ao Império Otomano. Kentrotas procurava pedras para erguer um muro quando encontrou a estátua. Por acaso, um cadete naval francês, Olivier Voutier, estava com ele. Voutier teria notado o valor artístico da estátua e pagou para que o camponês continuasse com a escavação.

Assim que foi retirada a estátua, que estava em boas condições, porém em partes separadas, Voutier entrou em contato com o governo francês para que fosse realizada a compra. Alertado sobre o que tinha descoberto, o camponês levou o seu achado para um estábulo e negociou tudo com um padre que, por sua vez, havia prometido enviar a obra para um turco, em Constantinopla. Neste meio tempo, Louis Brest, vice-cônsul da França em Milo, havia visto a estátua no estábulo do camponês. Em seu relato, ele conta que havia vários fragmentos com o camponês, entre eles um braço esquerdo separado que segurava uma maçã e o direito que segurava as vestes.

Após complicadas negociações, a França conseguiu comprar a estátua e trazê-la ao Louvre sem os braços, em 1821. O museu, atualmente, declara que os polêmicos braços originais jamais foram encontrados. A autoria e datação da estátua permanecem incertas, mas há um consenso de que ela seja do período helenístico, possivelmente do século II a.C, e que seu autor é Alexandros de Antioquia, por causa de uma inscrição encontrada na obra.