Homem é preso com R$100 mil em espécie e carro importado na Bahia

O suspeito é dono de uma extensa ficha criminal; as investigações apontam envolvimento dele com uma organização criminosa de São Paulo

Um homem apontado como líder de uma facção, que possuía ligação com uma organização criminosa paulista, foi preso na noite desta sexta-feira (12), na cidade de Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no momento do flagrante, o homem estava em um carro de luxo, onde os policiais encontraram cerca de R$100 mil em espécie.
Ainda de acordo com o órgão, o suspeito havia acabado de retornar de São Paulo com a família para a Bahia.
"Em aproximadamente três anos, as Forças Estaduais e Federais da Bahia, além do MP alcançaram 170 líderes de facções. Metade destes criminosos estavam escondidos em outros estados. Adotamos a doutrina do Policiamento Orientado pela Inteligência (POI) e continuaremos fechando o cerco contra o crime organizado", disse o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Conforme a SSP-BA, o suspeito possui um longo histórico criminal, com envolvimento com tráfico de drogas e armas, mortes violentas, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores. Ele também é acusado de - em conjunto com a facção paulista - comprar drogas no Paraguai e distribuir na região do bairro de Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
A ação que resultou na prisão do suspeito é fruto do trabalho integrado e de inteligência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Ministério Público da Bahia (MPBA) e Polícias Militar (Batalhão Apolo) e Civil (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa - DHPP).


