Jovem do DF sobre amizade com morador de rua viraliza e gera doações: 'Prometi a ele uma vida extraordinária'
Vídeo publicado por Bruna Mendonça acumula quase 8 milhões de views. Agora, ela tenta viabilizar internação voluntária de Hiago, de 31 anos, que vive nas ruas desde os 12.
O que poderia ser apenas mais um vídeo sobre amizade publicado em uma rede social, como tantos outros, viralizou na última semana e mudou a rotina de Bruna Mendonça, de 22 anos – e do amigo dela, Hiago, de 31 anos.
Bruna é consultora política e mora na Asa Norte, região central de Brasília. Hiago é uma pessoa em situação de rua – não tem profissão e vive nas ruas da capital federal desde os 12.
Em meio à correria do dia a dia, Bruna e Hiago construíram laços. E um vídeo mostrando essa amizade alcançou 8 milhões de visualizações e mais de 1,5 milhão de curtidas. Bruna ganhou centenas de seguidores. E Hiago, uma série de doações.
"Comecei a passar mal de madrugada e precisei ir à farmácia. Ainda bem que sou amiga do morador em situação de rua [sic] mais respeitado entre eles, e não preciso ter medo de ser assaltada nos becos da Asa Norte, porque o divo me acompanha e atualiza fofocas", brinca Bruna no vídeo (asista acima).
Bruna não desdenha da situação atual de Hiago e não tenta usar o amigo para virar "influencer".
Pelo contrário: ela mostra conversas simples, contabiliza doações, conta um pouco da história dele e tenta, do jeito que pode, ajudá-lo a sair das ruas e do vício em drogas.
Enquanto conversava com a imprensa, nesta semana, a consultora política acompanhava o amigo ao cartório para retirar a certidão de nascimento dele dar início ao processo de internação.
Amizade começou com um gesto de solidariedade
O vídeo viralizou nos últimos dias, mas a aproximação entre os dois começou há cerca de quatro meses, depois de um gesto simples.
Uma mulher que vivia nas ruas e mantinha um relacionamento com Hiago apareceu no prédio onde Bruna mora, pedindo uma blusa ou cobertor, porque estava frio. A jovem atendeu ao pedido, e no dia seguinte reencontrou a mulher.
A partir daí, vieram novos encontros. Bruna levou a mulher ao mercado, ofereceu ajuda, e, em outra visita, acabou conhecendo Hiago.
O vínculo entre os três cresceu, e logo Bruna passou a acompanhar os dois. Ela os levou para a igreja, ofereceu refeições e teve a ideia de registrar pequenos momentos do cotidiano.
Hiago, por sua vez, começou a ajudar Bruna com pequenas tarefas, como encher o pneu do carro. Aos poucos, a amizade se fortaleceu.
"Ele quer mudar de vida. Tudo que posso fazer por ele, eu faço. Tenho um carinho enorme", diz Bruna.
'Prometi que ele viveria uma vida extraordinária', diz Bruna
Hiago tem 31 anos, nasceu em Brasília e vive nas ruas desde os 12. À reportagem, ele disse que nunca teve uma relação como essa fora do ciclo da rua. "Aconteceu do nada e, de repente, surgiu uma amizade boa", afirmou.
Bruna conta que nunca teve a intenção de viralizar. Tudo aconteceu da noite para o dia.
"Postei sem nenhuma pretensão. Quando vi, já tinha 1 milhão de views e estavam pedindo mais vídeos. Eu não procuro fama. Meu trabalho é outro. Mas, se esse for o meio para abençoar outras pessoas, então eu vou continuar", diz.
Na rede social, Hiago agradeceu o carinho dos usuários e as doações que recebeu. A missão agora é, ao poucos, caminhar para uma nova história, que será possível graças à amiga fiel que apareceu quando o mundo parecia ter virado as costas.
E para Bruna, o que antes foi publicado sem nenhuma pretensão pode se tornar a porta para que a vida de outras pessoas sejam transformadas.
"Já tinha prometido que a gente ia viver uma vida extraordinária. Prometi que eles iam sair dessa. O dinheiro, as visualizações, isso não importa. Eu não preciso de muito. Só quero ajudar mais pessoas, abençoar mais pessoas", afirma.
