Lobo-guará flagrado em ruas de Foz do Iguaçu é devolvido à natureza

Animal passou por cuidados por aproximadamente um mês até ser solto. Ele será monitorado por coleira com GPS.
O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) que foi flagrado em ruas de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, foi solto na natureza.
Por aproximadamente um mês, ele passou por cuidados no Refúgio Biológico Bela Vista até poder ser liberado, nesta quarta-feira (9).
Ele retorna à natureza com 1,5 kg a mais e um nome, Ybipiru, que em Tupi quer dizer "perdido, desorientado".
Em março, quando foi encontrado ao lado de um restaurante na Avenida das Cataratas, o animal estava acuado.
Toda ação envolveu profissionais do Refúgio Biológico Bela Vista; da Itaipu Binacional; do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; do Eco Park Foz; do Projeto Onças do Iguaçu.
Segundo o relato, o lobo precisou de alguns minutos até se sentir confortável para sair da caixa. Em seguida, ele desceu em direção a um riacho.
O local em que o animal foi devolvido à natureza não foi divulgado. Ele foi escolhido com base em estudos sobre condições ideais para o desenvolvimento da espécie no Paraná.
O surgimento de um lobo-guará em Foz do Iguaçu é considerado incomum. A espécie é característica de biomas como o Cerrado, o Pantanal e áreas de campos abertos, diferente de Mata Atlântica, que é o da região.
O lobo-guará será monitorado por uma coleira com GPS para que, assim, os profissionais entendam mais sobre a adaptação dele.
