Ovelha dá à luz cinco filhotes de uma vez no Paraná e cordeirinhos ganham nomes de personagens da Turma da Mônica
Professor explica que nascimento de quíntuplos em ovinos é considerado raro.

Uma ovelha de cerca de 3 anos chamou atenção ao dar à luz cinco filhotes — três ovelhas e dois carneiros — de uma só vez, em Reserva do Iguaçu, no oeste do Paraná.
Segundo o professor de veterinária e zootecnista, Luiz Gonzaga o nascimento de quíntuplos em ovinos é considerado raro.
Feliz com a chegada dos filhotes de Ernestina, que nasceram em agosto, a agricultora Tanize Almeida apelidou os irmãos com os nomes dos personagens principais da Turma da Mônica: Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha.
O quinto filhote foi batizado de Denise, uma personagem secundária da turma nos gibis, escolhida pela sobrinha de Tanize.
Auxilio na criação dos filhotes
A última a nascer foi Magali, que ficou menor que os irmãos por ter sido alimentada com mamadeira, e não diretamente pela mãe, como é o costume.
Isso pode acontecer quando a ovelha não consegue amamentar todos os filhotes.
"É como se a ovelha estivesse passando a seguinte mensagem: 'olha, eu pari cinco, mas eu preciso de ajuda'. Daí entra o auxílio com uma mamadeira, alimentação separada... Até porque, do contrário, o índice de mortalidade é muito alto" explica o professor de veterinária e zootecnista, Luiz Gonzaga.
A família de Tanize alimenta os carneirinhos duas vezes por dia com mamadeira, mas Magali recebe cinco vezes ao dia.
Além do leite, os filhotes também recebem ração com quirera e aveia granulada.
Parto com mais de dois filhotes
Segundo o zootecnista, partos em ovelhas com mais de dois filhotes podem ocorrer por diferentes causas como: genética, nutrição, bem-estar animal e o uso de tecnologias, com técnicas que estimulam maior ovulação.
Ele explica que animais bem nutridos e criados em ambientes adequados tendem a ter partos múltiplos.
No caso da Ernestina, a suspeita é de ligação com herança genética. Pois, quando ela foi comprada, veio com um irmão gêmeo.
