Ovelhas terapeutas visitam hospital em Curitiba e ajudam no tratamento de pacientes

21/07/2025

Feijoada e Coco, como são chamadas, passeiam por quartos e corredores. Para participar das visitas, animais passam por treinamento e precisam ter temperamento calmo.

Duas ovelhas possuem passe livre para visitas a hospitais e clínicas de Curitiba, como parte de uma terapia assistida para diminuir a ansiedade e melhorar o humor dos pacientes. Chamadas de Feijoada e Coco, elas passeiam pelos quartos e corredores das unidades.

O objetivo também é espalhar amor e alegria pelos espaços, desenvolvendo a sensação de acolhimento. As duas foram treinadas e possuem um temperamento calmo.

De acordo com Richard de Souza Zaze, de 12 anos, "elas são grandes e muito fofas". O menino faz tratamento contra a leucemia - câncer em células sanguíneas da medula óssea - e recebeu a visita das ovelhas no Hospital Ônix Batel. A mãe dele, Jucimara de Souza Zaze, contou à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, que o filho ficou "bem mais feliz e alegre" com a presença dos animais.

Além dos pacientes, familiares e equipes médicas aproveitam o momento para distribuir carinhos.

Maria Christine Rizzon Cintra, idealizadora do projeto Inspira Sheep, explicou à RPC que as ovelhas foram criadas desde filhotes para esta função. Elas foram adotadas com um dia de vida.

"Desde sempre a gente faz carinho neles por três minutos todos os dias. Então, a gente foi condicionando eles e mostrando para eles que o homem não é nada perigoso para eles, e, sim que nós somos amigos", disse a profissional.

Visitas mensais

Atualmente, o projeto realiza entre 12 a 15 visitas mensais em unidades de saúde e escolas de Curitiba. Em dois anos, mais de duas mil pessoas já foram atendidas.

Para garantir a segurança, Feijoada e Coco recebem banho com xampu antibacteriano, usam fraldas e têm os cascos limpos com álcool antes de entrar nos ambientes hospitalares.

Elas também carregam crachás com as identificações, sempre acompanhadas por alunos do curso de Medicina Veterinária.