Paraná já conta com oito voos internacionais e número deve aumentar com a terceira pista no Afonso Pena

04/11/2025

Com o anúncio do voo para Lisboa, em Portugal, o Paraná conta agora com oito voos internacionais, sendo três conquistados no ano passado. Além de Lisboa, o Aeroporto Afonso Pena já conta com duas rotas para Santiago (Chile) e uma para Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). Foz do Iguaçu também conta com uma conexão com Santiago. E o número deve aumentar com a construção da terceira pista do aeroporto Afonso Pena, prevista para ser concluída em até o fim de 2026, segundo a concessionária Motiva, que toca o projeto. Com a nova pista, o Paraná poderá receber mais aeronaves de grande porte e viabilizar novas rotas internacionais, reforçando a infraestrutura do Estado para o crescimento do turismo e do comércio exterior. 

Recentemente, a Motiva também concluiu a homologação da pista ampliada do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Com 2.700 metros de comprimento, ela tornou-se a maior pista da região Sul do Brasil.

Segundo a diretora de Negócios da Motiva, Monique Henriques, a nova rota da TAP consolida um objetivo antigo da concessionária. Ela ressaltou que o projeto da terceira pista vai ampliar ainda mais a capacidade operacional e abrir caminho para novas conexões internacionais.

"Essa é uma conquista importante não só para Curitiba, mas para todo o Paraná. A nova pista vai permitir a chegada de mais companhias e rotas de longo curso, fortalecendo o turismo e a conectividade com outros estados e países", declarou Monique.

Novo voo para Portugal: passagens começam a ser vendidas no dia 11

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e diretores da TAP Air Portugal anunciaram nesta segunda-feira (3) a criação da primeira rota aérea regular que ligará o Paraná à Europa. A empresa aérea portuguesa, principal companhia europeia em operação no Brasil, vai iniciar em 2 de julho de 2026 os voos entre a região de Curitiba e Lisboa, com três voos por semana saindo do Aeroporto Internacional Afonso Pena. As vendas de passagens começam já em 11 de novembro.

Entre janeiro e setembro deste ano, o Paraná recebeu 826 mil turistas estrangeiros, um crescimento de 22,9% em relação a 2024, consolidando o Estado como o quarto que mais recebe visitantes internacionais.

Nos aeroportos de Curitiba e Foz do Iguaçu, o movimento somou 6 milhões de passageiros nos nove primeiros meses de 2025, alta de 8,3% sobre o mesmo período do ano passado.

Apenas o Aeroporto Afonso Pena registrou 530 mil passageiros em setembro de 2025, um aumento de cerca de 7% em relação a setembro de 2024 (495 mil). O terminal de Foz do Iguaçu contabilizou mais de 184 mil passageiros, alta de 12% em relação às 164 mil pessoas no mesmo período do ano passado.

Como está o andamento da obra da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena

A Licença Prévia (LP) para a construção da terceira pista do Aeroporto Afonso Pena foi emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT) em março deste ano. Atualmente, está em andamento o atendimento às condicionantes estabelecidas, etapa necessária para a posterior solicitação da Licença de Instalação.

Encontra-se em fase final a formalização de Termo de Compromisso com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais (PMSJP), que definirá as obrigações relacionadas à implantação de melhorias e à ampliação da infraestrutura local, como parte do processo de aprovação do empreendimento.

A autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) para a realização do monitoramento arqueológico já foi obtida, atendendo a uma das exigências para a emissão da LI.

Segundo informações da concessionária Motiva, atualizadas em maio deste ano, o decreto de desapropriação foi publicado, e as negociações com os proprietários dos imóveis diretamente impactados pela implantação da obra estão em andamento.