Parece neve: tapetes de granizo cobrem ruas de cidade do Paraná

Um tempestade de granizo transformou as ruas da cidade de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Tapetes de granizo que parecem neve cobriram as ruas do bairro Uvaranas.

O Paraná está em alerta para tempestade de granizo, segundo a MetSul. Curitiba está na região que pode ser mais atingida, mas, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a força da tempestade na capital paranaense não deve ser a mesma registrada em Ponta Grossa.
O tempo segue chuvoso nesta segunda-feira (24). A partir da terça-feira (25), a instabilidade atmosférica diminui em todo o Paraná, com o avanço de uma massa de ar mais seco, informa o Simepar.
Estragos em Ponta Grossa
Os bairros mais afetados pela tempestade de granizo em Ponta Grossa foram Oficinas, Uvaranas, Centro, Boa Vista, Distrito Industrial e Vendrami, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Casa foram destelhadas. O 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros começou a distribuição de lonas para a população atingida. Ainda não há informações sobre desabrigados.
Litoral do Paraná em alerta vermelho
Os municípios da faixa litorânea do Paraná, onde já choveu bastante e ainda há perspectiva de persistência dessa chuva,. As simulações numéricas indicam valores expressivos entre o litoral de SC e PR até a noite. Portanto, o alerta vermelho permanece na região.
Como se forma o granizo
Granizo é o nome dado a um tipo de precipitação atmosférica da água em seu estado sólido. As pedras de gelo são formadas no interior das nuvens altas de tempestade chamadas cumulonimbus. O granizo tem diâmetro superior a 0,5 centímetro e formato variável. Trata-se de uma pedra geralmente translúcida e branca, constituída por uma série de camadas de gelo. As chuvas de granizo podem trazer inúmeros prejuízos materiais, como a destruição de lavouras, e até mesmo ocasionar ferimentos em pessoas e animais em locais desprotegidos.


