Polêmica nas UBS: Novo Modelo de Atendimento da Gestão Rodolfo Mota Acaba com as Filas, Fechando Postos de Saúde e Implementa Triagem e Agendamento de Retorno
A saúde pública de Apucarana iniciou um novo modelo de atendimento nas UBS, chamado "ACESSSO AVANÇADO". Com ele, os pacientes passam por uma triagem com o médico, e, dependendo do caso, o retorno é agendado para o mesmo dia ou para outra data. No entanto, o novo sistema já gerou reclamações em Apucarana, logo no primeiro dia de funcionamento.
Primeiramente, a 'inovação' acabou com o atendimento noturno e nos finais de semana em pelo menos duas UBS. Agora, com a implementação do sistema de triagem, em vez de garantir atendimento para todos, as pessoas passam pela triagem e estão sendo mandadas embora. Esse sistema possa ser eficaz em lugares como a Rússia, a realidade aqui no Brasil é outra.
Na manhã da terça-feira (04), teve início o suposto modelo inovador de atendimento nos Postos de Saúde de Apucarana. A triagem, realizada pelo médico, realmente elimina as filas — assim como aconteceu nas duas UBS que foram fechadas —, mas à custa do atendimento. Muitas pessoas estão sendo mandadas embora sem consulta. "O sistema pode até funcionar na Rússia, onde ninguém pode reclamar no regime comunista, mas aqui a realidade é diferente".
De acordo com relatos de servidores da área de Saúde Pública, o novo modelo funciona da seguinte forma: pela manhã, o médico realiza uma triagem em minutos e decide quais pacientes serão atendidos no mesmo dia e quais precisarão retornar posteriormente. Porém, a medida tem gerado críticas. "Está um caos. Será que vai dar certo assim?", questiona uma paciente. "Imagina um médico fazer a triagem e decidir que o paciente não precisa ser atendido? A situação já está difícil na UBS do Interlagos, não sei como está nas outras."
Até as 10h da manhã, havia mais de 25 pessoas aguardando atendimento, e muitas delas saíram sem consulta. O secretário de Saúde e dois vereadores visitaram a UBS e ouviram as queixas da população,
