Por que os cabelos ficam brancos? Entenda as causas e veja como cuidar dos fios

22/07/2025

Além do envelhecimento natural, o estresse oxidativo, muitas vezes com causa emocional, também acelera processo. A genética também é determinante: algumas pessoas começam a ter fios brancos muito cedo; outras demoram mais.

Assumir os cabelos brancos é uma tendência crescente que vai além da estética e reflete, para muitos, um processo de autoconhecimento e aceitação. Mas você sabe por que os fios perdem a cor?

👨‍🦳 O embranquecimento dos cabelos está ligado, principalmente, a dois fatores: envelhecimento e genética.

Esta reportagem é parte de uma série com as principais dicas exibidas nos mais de 15 anos do "Bem Estar".

De acordo com a dermatologista Márcia Purceli, com o passar dos anos, os melanócitos — células responsáveis pela produção de melanina — diminuem sua atividade.

Sem melanina, os fios perdem cor, além de ficarem mais finos, secos, e com textura diferente. Isso acontece pela queda na produção de queratina e proteínas com o avanço da idade.

E, claro, a genética tem papel determinante: algumas pessoas começam a ter cabelos brancos muito cedo, enquanto outras demoram mais.

Cuidar dos brancos exige atenção especial

Os cabelos brancos precisam de cuidados específicos, já que tendem a ser mais secos, frágeis e suscetíveis ao amarelamento, especialmente pela exposição solar.

Veja as principais recomendações de dermatologistas e coloristas:

  • Hidrate semanalmente. Isso é fundamental para fios 100% brancos;
  • Use shampoo específico para cabelos brancos, que ajuda a manter a cor bonita, evitando o tom amarelado;
  • Aposte no uso de máscaras de hidratação e protetores solares próprios para cabelo;
  • Suplementação pode ajudar: vitaminas do complexo B, vitamina D e aminoácidos fortalecem a estrutura dos fios. Mas isso deve ser feito com acompanhamento médico;

Para quem quer disfarçar os fios brancos ou fazer a transição:

  • Se tiver até 50% dos fios brancos, é possível usar tonalizantes para uniformizar a cor sem agredir tanto;
  • Para homens, uma dica dos especialistas é fazer luzes invertidas (mechas escuras nos fios brancos) como estratégia de transição;
  • As loiras podem apostar em mechas que misturem os fios brancos, criando efeitos mesclados e dourados;
  • Quem faz uso de tintura precisa redobrar os cuidados, hidratando os fios pelo menos a cada 15 dias;
  • Antes de aplicar qualquer tinta, leia bem os rótulos e consulte um dermatologista, especialmente no caso de gestantes, que devem ter orientação médica;

🚨 E mais um alerta: sem proteção, os cabelos brancos podem queimar no sol, além de ficar ressecados e com tom amarelado.

🌟 Aceitar os brancos também é uma escolha de autoestima

Muitas pessoas têm encarado a transição para os cabelos brancos como uma decisão de liberdade e aceitação. De todo modo, independentemente da escolha — assumir os brancos ou continuar tingindo —, o mais importante é manter os fios saudáveis e bem cuidados.

Afinal, cabelo bonito é aquele que reflete o que faz você se sentir bem.