SIGA: Terremoto mais forte desde 2011 provoca tsunamis na Rússia, Japão, Havaí e Califórnia, e deixa países em alerta

30/07/2025

Países banhados pelo Pacífico estão sob alerta de tsunami após terremoto de magnitude 8,8 atingir costa no extremo leste da Rússia. Japão, Estados Unidos, México, Chile e Equador estão sob alerta de tsunami e emitiram ordens de evacuação.

Resumo

  • Um terremoto de 8,8 de magnitude, o mais forte desde 2011, ocorreu no mar com epicentro do a cerca de 100 km da costa no extremo leste da Rússia na noite de terça (29), no horário de Brasília.

  • Diversos países banhados pelo Pacífico, como Rússia, Japão, Estados Unidos, México, Equador, Peru, Chile e da América Central, emitiram alerta máximo para tsunami e evacuaram áreas costeiras.

  • Tsunamis foram registrados na Rússia, no Japão, e nos estados americanos Havaí e Califórnia. Ondas de até 5 metros foram registradas na Rússia. Leia mais aqui.

  • Não há registro de mortos ou feridos até o momento. Países atingidos relataram danos materiais causados pelas ondas, que deixaram rastro de destruição.

  • O governo do Havaí evacuou algumas áreas da costa, e foi atingido por tsunami com ondas de 1,74m. Mais tarde, a ilha retirou ordens de evacuação e disse que um grande tsunami não é mais esperado.