Violência na Rua Riachuelo: Vereadores da oposição cobram explicações da Guarda Municipal e da Polícia Militar

04/03/2025

O confronto entre guardas municipais e policiais militares com parte do público que assistiu à transmissão da cerimônia do Oscar na Rua Riachuelo na madrugada desta segunda-feira (3) gerou reações entre os vereadores da oposição em Curitiba. 

Camilla Gonda (PSB) já protocolou três requerimentos na Câmara: um pedindo que a prefeitura compartilhe todas as imagens das câmeras de segurança da região; e outros dois cobrando informações sobre as atuações da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

Angelo Vanhoni (PT) e Laís Leão (PDT) também anunciaram medidas. Em conjunto, Vanhoni e Laís protocolaram requerimento pedindo explicações da Secretaria da Defesa Social da prefeitura para o que aconteceu na Riachuelo. Individualmente, Laís Leão também pede explicações da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

Cerca de 5 mil pessoas, segundo a prefeitura, assistiram à transmissão da cerimônia de entrega do Oscar na Rua Riachuelo, em frente ao Cine Passeio. Mais tarde, na dispersão, houve confusão entre pessoas que ainda estavam no local e guardas municipais e policiais militares, que acompanhavam um grupo de trabalhadores da limpeza urbana.

A Guarda Municipal emitiu nota dizendo que foi chamada para atender a um chamado de morador que denunciava vandalismo e pichação. E que teria sido recebida com agressividade pelas pessoas que ainda circulavam na região.

"A Guarda Municipal foi acionada, na madrugada desta segunda-feira (03/03), para atender uma denúncia anônima de pichação, na Rua Riachuelo, perto do número 480. O cidadão enviou para a Guarda imagens do vandalismo. A pichação começou após o evento do Oscar, no Cine Passeio, que reuniu 5 mil pessoas, na noite deste domingo e transcorreu sem maiores problemas. Durante a abordagem dos pichadores, os Guardas Municipais foram hostilizados. As equipes foram atingidas por garrafas e outros objetos atirados contra eles. A Polícia Militar fez a dispersão do grupo. Duas pessoas foram presas e encaminhadas para a Central de Flagrantes, da Polícia Civil. A prefeitura de Curitiba apoia e incentiva eventos culturais de rua, mas não irá tolerar ações de vandalismo e desordem em nossa cidade", diz a nota da GM.

Vereadores relacionam ocupação cultural com revitalização do centro e lamentam o que houve na Riachuelo

Os vereadores que cobram explicações da prefeitura e da PM usam o projeto da própria prefeitura, de revitalização do centro, como mote pedir mais liberdade a quem circula na região. Em publicações nas redes sociais, eles usaram vídeos que receberam de pessoas que estavam no local na hora da confusão. Veja o que eles disseram:

Camilla Gonda, no Instagram: 

A comemoração do Oscar de um filme que denuncia os horrores da ditadura militar, teria acabado com a atuação das forças de segurança contra a população, em um evento promovido pela própria prefeitura. 

✊🏻Na noite deste domingo e madrugada desta segunda-feira, tivemos a prova de que o Centro de Curitiba, ocupado por moradores e turistas, poderia ser sinônimo de segurança.


❌ Porém, hoje fomos surpreendidos com diversas imagens de uma ação de segurança que, ao que tudo indica, teria sido desproporcional.

📄Acabo de protocolar três requerimentos: 

Solicitei informações sobre atuação da Guarda Municipal e sobre a atuação da Polícia Militar do
Paraná, especialmente pela Tropa de Choque, na Rua Riachuelo e entorno do Cine Passeio; e ainda, solicitei à prefeitura o compartilhamento das imagens das câmeras de segurança.

🤔 Definitivamente, essa não é a "revitalização do Centro" que queremos e que foi anunciada pela atual gestão. Queremos respostas sobre o que aconteceu.

Angelo Vanhoni, no Instagram:

"Recebi com grande consternação as imagens da ação da Guarda Municipal e da Polícia Militar do Paraná, nesta madrugada (03), no Centro Histórico de Curitiba.

Em ação violenta, as forças de segurança utilizaram bombas de efeito moral, tiros e truculência para afastar a população no centro da cidade.

A ação ocorreu logo após a Cerimônia do Oscar, que reuniu centenas de pessoas em frente ao Cine Passeio, para assistir a uma conquista histórica para o Brasil.

Neste final de semana também aconteceram dois dias de desfiles de Carnaval, levando milhares de famílias ao Centro da Cidade para acompanhar a apresentação de escolas de samba e blocos carnavalescos, em um grande encontro da cultura e manifestação popular.

É preciso que a Prefeitura de Curitiba, a Fundação Cultural e as forças de segurança expliquem o porquê de tamanha violência para com os jovens e toda a nossa população.

Mais que isso, precisamos de um Centro Histórico vivo, movimentado, alegre! Ação que beneficia empreendedores, geradores de emprego, consumidores e movimenta a economia da cidade.

A resposta à alegria dos jovens não pode ser assim. É proibido ser feliz em Curitiba?"

Giorgia Prates, no Instagram:

"A festa estava linda, a rua ocupada, as pessoas se divertindo e comemorando em paz um feito histórico do cinema nacional. Tudo ia bem, até que as forças de segurança transformaram as ruas do Centro em um cenário de violência promovida pelo próprio estado. É inadmissível. Prefeitura: precisamos de respostas, e urgentemente. O plano de redesenvolvimento do Centro não pode virar pretexto para atitudes arbitrárias que colocam em risco a própria população. Qual é o problema de termos uma cidade viva?"

Laís Leão, no Instagram:

📢 URGENTE: Sobre a ação violenta no Centro Histórico

Estamos acompanhando de perto o ocorrido na madrugada do dia 3 de março no Centro Histórico de Curitiba, onde a Guarda Municipal e a Polícia Militar utilizaram de força desproporcional contra a população que ocupava pacificamente o espaço público🚨

Eu e o Vereador @angelo.vanhoni já estamos tomando providências! Protocolamos um pedido oficial de informações na Câmara Municipal para cobrar explicações da Secretaria de Defesa Social e da Prefeitura sobre a truculência policial. Além disso, estou pessoalmente encaminhado paralelamente para a Guarda Municipal e para a Polícia Militar, exigindo respostas concretas e esclarecimentos 📝⚖️

É fundamental que sigamos atentos e mobilizados para garantir que o direito à cidade seja respeitado e que o Centro Histórico continue sendo um espaço vivo, seguro e democrático para todas e todos! ✊🏽🏙️

Seguimos na luta pela cultura, pelo comércio e pela folia 🎉