Bombeiros de São Paulo embarcam para missão na Venezuela

26/06/2026

Militares vão atuar em operações de busca e resgate e fazem parte de equipe com 44 brasileiros; agentes também vão prestar apoio humanitário

Os agentes do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo vão embarcar para uma missão brasileira de ajuda humanitária na Venezuela. A equipe vai atuar em ações de busca e resgate.

A missão vai ter duração de cerca de 15 dias e os agentes embarcam já na manhã desta sexta-feira. Além dos bombeiros, a Defesa Civil do Estado, dois médicos militares e um cão de busca também vão apoiar as operações de resposta ao terremoto que atingiu o país venezuelano.

Os agentes são especializados em operações de busca e salvamento em estruturas colapsadas (USAR), seguindo protocolos internacionais para atuação em desastres, conforme informou o governo de São Paulo.

Ao todo, a missão brasileira vai contar com 44 profissionais, reunindo integrantes dos Corpos de Bombeiros Militares de São Paulo, Minas Gerais e Paraná, além de representantes da Anatel e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).

Os profissionais também vão prestar apoio humanitário à população afetada, colaborando nas ações coordenadas pelas autoridades venezuelanas.

A expectativa é de que as equipes permaneçam 15 dias na Venezuela. Os militares vão atuar em missões de busca e resgate, utilizando técnicas e equipamentos especializados para localização e salvamento de vítimas.

Até o momento, o terremoto na Venezuela deixou ao menos 188 mortos e pouco mais de 1,5 mil pessoas feridas. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), há dois brasileiros entre os mortos.

Tragédia

Dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira (24). Os tremores derrubaram prédios em Caracas e em outras cidades.

O balanço oficial aponta, até o momento, 188 mortos e 1.520 feridos.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), os epicentros ficaram separados por apenas 5 km. O tremor mais forte foi registrado em El Guayabo, a 168 km de Caracas, a uma profundidade de 13 km.

Foram os terremotos mais fortes registrados na Venezuela em mais de 100 anos. Pelo menos 20 réplicas foram sentidas nas horas seguintes.

Nesta última quinta-feira (25), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) informou que conversou por telefone com a presidente interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, e afirmou que o governo brasileiro enviará ajuda humanitária ao país.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), há dois brasileiros entre os mortos. Eles não tinham parentesco e morreram em desabamentos distintos. Uma das vítimas estava em Caracas. O local da segunda morte ainda é apurado pelas autoridades.

Os tremores também foram sentidos no Norte do Brasil. Houve relatos em Belém, Manaus, Boa Vista, Macapá e outros municípios da região. Em algumas cidades, moradores deixaram prédios depois de sentir as estruturas balançarem 

Share