Treinamento da PM com gás termina com 5 crianças no hospital

26/06/2026

Estudantes passaram mal após ação de teste da Força Tática ao lado da Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Pinto e Silva, na Zona Sul da capital

Cinco crianças foram levadas para atendimento médico depois que uma bomba de gás usada em um treinamento da Polícia Militar (PM) atingiu a Escola Estadual Professor Luiz Gonzaga Pinto e Silva, no Jardim São Luís, na Zona Sul de São Paulo, na tarde desta quinta-feira (25).

O caso ocorreu por volta das 15h30, segundo relatos de pais de alunos. Após o odor se espalhar pela unidade, estudantes apresentaram falta de ar e mal-estar. As aulas foram interrompidas temporariamente.

O Corpo de Bombeiros informou, ao g1, que cinco crianças foram atendidas com falta de ar. Elas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital do Campo Limpo e à Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Capão.

A Secretaria Estadual da Educação (SEDUC) disse, em nota, que a Unidade Regional de Ensino (URE) Sul 2 lamenta o incidente. Segundo a pasta, a equipe gestora adotou medidas de segurança e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

" Cinco estudantes foram encaminhados para avaliação médica e seguem estáveis. A direção da escola foi informada pela Polícia Militar de que o odor teria sido provocado por um treinamento realizado no batalhão localizado ao lado da unidade. A ocorrência será apurada pelos órgãos competentes", informou a SEDUC.

PM abre apuração sobre treinamento

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) afirmou que a PM lamenta o ocorrido e instaurou um procedimento administrativo para apurar as circunstâncias do caso.

Segundo a pasta, o treinamento de equipes da Força Tática foi realizado em uma área destinada a esse tipo de instrução. A atividade foi interrompida assim que o problema foi identificado.

" As equipes prestaram atendimento às pessoas que apresentaram desconforto, com acionamento preventivo do SAMU e do Corpo de Bombeiros. Os estudantes foram encaminhados para avaliação médica e passam bem ", disse a SSP.

A apuração deve verificar como o gás chegou à escola e se houve falha nos protocolos de segurança durante o treinamento.

Em nota a imprensa, a SSP comentou:

"A Polícia Militar lamenta o ocorrido e informa que instaurou um procedimento administrativo para apurar todas as circunstâncias do ocorrido. O treinamento de equipes da Força Tática foi realizado em área previamente destinada para esse tipo de instrução. Assim que a situação foi identificada, a atividade foi imediatamente interrompida e as equipes prestaram atendimento às pessoas que apresentaram desconforto, com acionamento preventivo do SAMU e do Corpo de Bombeiros. Os estudantes foram encaminhados para avaliação médica e passam bem."

A imprensa também entrou em contato com a SEDUC para comentar sobre o assunto e aguarda retorno. 

Share